São Paulo, domingo, 24 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo de web-interventores fala em SP

GISELLE BEIGUELMAN
DO UNIVERSO ONLINE

Christian Huebler, do grupo Knowbotic Research, de Colônia, Alemanha, e Andreas Broeckman, da organização holandesa V2, estão em São Paulo para fazer duas apresentações multimídia e desenvolver o projeto "Nonlocated Online".
Hoje, às 18h, acontece a primeira atividade do grupo Knowbotic, a palestra "Nonlocated Online - Intervenções flutuantes em ambientes locais e midiatizados", no Instituto Cultural Itaú, na avenida Paulista.
Dividido em diversos subprojetos, o "Nolocated Online" quer criar novas noções de espaço público, inserindo a experiência do ciberespaço no cotidiano das metrópoles.
No momento, o grupo trabalha em um projeto de intervenção urbana que tem como base metrópoles de três continentes: Berlim, Tóquio e São Paulo.
Broeckman e Huebler estão pela primeira vez em São Paulo: "É uma viagem de pesquisa para conhecer a cidade e pessoas que poderiam trabalhar em um projeto futuro.", disseram, em entrevista à Folha por e-mail, antes da chegada a São Paulo.
A primeira etapa do projeto começou na área de Shimbashi -um grande vazio urbano, onde ficava o centro antigo de Tóquio.
Em conjunto com um arquiteto local, a área foi mapeada e as informações compiladas e organizadas em um banco de dados. O mapeamento indicou as "zonas de intensidade" da região -lugares onde diferentes correntes urbanas se conjugam, se difundem e entram em colapso- e seu perfil urbano.
A idéia agora é que, por meio de um software especialmente desenvolvido, o público possa movimentar os dados, que aparecerão para o espectador como partículas de uma corrente em movimento.
As alterações que os usuários podem fazer são interpretadas como "fluxos urbanos" e são denominadas "tendências", conceito fundamental para o Knowbotic -o grupo faz questão de frisar que a característica marcante das cidades contemporâneas é o caráter imprevisível de seu próprio crescimento.
Se as megalópoles perdem a possibilidade de ser planejadas, elas se abrem a uma nova reflexão: são agora ambientes híbridos de plataformas físicas e eletrônicas, que podem ser trabalhados como campos de experimentação coletiva em ambientes virtuais.
O grupo de artistas multimídia Knowbotic Research (http:/ www.khm.
de/people/kref/) é composto também pelo austríacos Alexander Tubacek e pela alemã Yvone Wilheim e trabalha no laboratório da Escola Superior de Media-Art, em Colônia. O grupo existe há 6 anos e acumula prêmios internacionais como o Prix Ars Electronica (1993).
Já expôs em diversos países e participa de mostras internacionais como "Architecture, Culture, Ville" (Centro G. Pompidou, Paris) e a Documenta de Kassel (Alemanha).
V2
A V2 Organisatie Rotterdam, representada em São Paulo por Andreas Broeckman (http://www.v2.nl), é um centro de arte e tecnologia do "Instituto de Mídias Instáveis", baseado em Roterdã, Holanda.
O grupo é responsável pelo projeto "Digital Territories" (http://www.v2.nl/deaf/96), que reuniu especialistas de diversas áreas ligadas a novas mídias, como Pierre Lévy, para discutir e projetar virtualmente novos ambientes urbanos na Internet.
A V2 desenvolve projetos em parceria com instituições e artistas através de uma lista de discussão ("Syndicate").
Promove desde 1987 o festival de arte e tecnologia DEAF, realiza exposições, produz vídeos e publicações e é uma das organizadoras da "Next Five Minutes Conference", mostra de mídias eletrônicas realizada desde 1993.

Palestra: "Nonlocated Online - Intervenções flutuantes em ambientes locais e midiatizados.
Onde: Instituto Cultural Itaú (av. Paulista, 149, zona central, tel. 238-1700)
Quando: hoje, 18h
Quanto: Grátis

Texto Anterior: Curtas reconstroem Kafka
Próximo Texto: Ivan Lins mostra sua visão de Noel Rosa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.