São Paulo, domingo, 24 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Curtas reconstroem Kafka

AMIR LABAKI
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

Só mesmo o universo complexo de Franz Kafka para pautar duas releituras tão distintas quanto as programadas para hoje.
Uma adapta uma das mais célebres novelas do escritor tcheco: "O Médico do Interior", da finlandesa Katarina Lillqvist.
A outra, parte de um Kafka de segunda geração, relido a partir de um conto de Wander Piroli: "Os Camaradas", de Bruno de André.
"O Médico do Interior", premiado com um Urso de Prata em Berlim-96, encerra a trilogia Kafka de uma das mais talentosas diretoras de animações com bonecos em atividade. Lillqvist tem desenvolvido sua carreira em íntima colaboração com os estúdios Jiri Trnka, o mago tcheco do gênero. O segundo filme da série, "A Câmara da Cegonha" (1993), foi exibido pelo festival há três anos.
O clima agora é bastante mais sombrio. Lillqvist radicalizou os elementos surrealistas para contar a tragédia de um pobre médico que é acordado no meio da noite para tratar de um jovem torturado por quatro déspotas de província: um militar, um padre, uma comissária e um jornalista.
"Os Camaradas" aposta na direção contrária. Aproxima Kafka do cotidiano do Brasil do AI-5.
No Natal de 1969, um jovem (André Guerreiro Lopez) leva uma marmita para um ex-colega de trabalho. Ao chegar ao endereço, encontra um soturno casarão dominado por um guardião paranóico (Roberto Bonfim). O diálogo se tensiona, a espera alarga-se, a conclusão é adiada.
Bruno de André reconstitui a partir desses poucos elementos o medo diante da autoridade exacerbado naqueles anos de chumbo. Pena que a sutileza venha abaixo no fim por um travelling e um trecho explicativos. Bastam dez segundos. Eis um belo curta atirado ao chão. (AMIR LABAKI)

Filme: O Médico de Interior
Direção: Katarina Lillqvist
Quando: hoje às 16h Onde: MIS (av. Europa, 158, tel. 280-0896)
Filme: Os Camaradas
Direção: Bruno de André Quando: hoje às 19h
Onde: Cinesesc (r. Augusta, 2.075, tel. 282-0213)

Texto Anterior: Mueller, revelação alemã, está na cidade
Próximo Texto: Grupo de web-interventores fala em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.