São Paulo, domingo, 24 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Funções eram habitação e defesa

MARTA AVANCINI
DE PARIS

Os castelos tinham duas funções básicas: habitação e defesa.
Em tempos de guerra, os castelos eram os centros da defesa contra os inimigos de uma comunidade. "Todo castelo tinha uma torre, nem sempre localizada no centro, que era o eixo de defesa. Era a parte mais fortificada, onde ficavam as armas e onde a família vivia em tempos de guerra", diz o historiador Nicolas Fauchurre.
A torre também era, segundo o autor do projeto de reconstrução, Jacques Moulin, evidência de poder. "Quanto maior a torre e mais imponente o castelo, mais poderoso e rico o senhor era."
O castelo de Guédélon, por suas dimensões (a torre principal terá 36 m de altura) pertenceria a um senhor feudal de "médio porte", como diz Moulin.
Eles também tinham uma área para armazenamento de alimentos, uma capela, uma área residencial para a família do senhor, uma cela, além de um jardim, uma horta e uma granja.
Cada castelo era único, realizado de acordo com as condições topográficas da região onde estava localizado.
(MA)

Texto Anterior: França ergue castelo com técnica medieval
Próximo Texto: Mão-de-obra não tem especialização
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.