São Paulo, domingo, 24 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Partido está dividido

FERNANDO GODINHO
DO ENVIADO ESPECIAL

A campanha eleitoral dividiu o Partido Colorado, no poder há 50 anos, a ponto de a cúpula dele pedir o impeachment de Wasmosy.
O presidente da Associação Nacional Republicana (o nome oficial do Partido Colorado) e pré-candidato nas eleições internas para a sucessão presidencial, Luis María Argaña, defende o julgamento. Argaña disputa com o general Lino Oviedo a preferência dos eleitores na disputa interna.
Wasmosy está sendo acusado de desrespeitar a Constituição do país ao se reunir com governadores aliados e chefes militares para discutir uma estratégia de apoio ao seu candidato nas eleições prévias do partido, Carlos Facetti -que está em terceiro lugar nas pesquisas sobre as internas coloradas.
A Constituição impede qualquer participação de militares na política. Wasmosy negou a reunião, mas, na última quinta-feira, o encontro foi confirmado pelo governador aliado Rodolfo Friedmann. Segundo ele, a reunião foi convocada para discutir uma maneira de "ajudar" Facetti.
A possibilidade de uma derrota nas eleições internas está levando o presidente Juan Carlos Wasmosy a planejar uma interferência militar no Partido Colorado, completou o governador Friedmann, do Departamento de Guairá.
Também está sendo considerada a hipótese de adiar a data das eleições internas (marcadas para o próximo dia 7 de setembro) como uma tentativa de permitir uma reação dele.
Em oposição aos colorados, o Partido Liberal Radical Autêntico e o Encontro Nacional formaram uma aliança para as eleições do ano que vem e já discutem a divisão de cargos em caso de vitória.
(FG)

Texto Anterior: Pelo voto, Oviedo se aproxima do governo
Próximo Texto: Sublevação lançou campanha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.