São Paulo, domingo, 24 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Malhação fora da academia

Antes é importante avaliar a condição física
É cada vez maior o número de pessoas que opta por praticar uma atividade física em casa ou fora de academias. Nesse caso, há dois pontos importantes: avaliar as condições físicas e montar um programa de condicionamento.
A avaliação física é recomendada a partir dos 30 anos. A Escola de Educação Física da USP (Universidade de São Paulo) tem um programa que inclui avaliação física e prescrição externa de exercícios (informações pelo tel. 818-3183).
Faz parte da avaliação física o teste ergométrico de esforço máximo com a presença de um médico (para identificar possíveis problemas cardíacos) e testes de flexibilidade, resistência muscular localizada, avaliação postural e antropométrica (de peso, altura e dobras cutâneas).
Depois, um professor de educação física recomenda um programa de condicionamento que pode ser supervisionado ou não. É levado em conta o objetivo da pessoa, local e horários disponíveis. No programa completo, as primeiras duas sessões são acompanhadas por um professor. O "aluno" retorna uma vez por mês para rediscutir o programa.
Para Cláudia Forjaz, 29, professora da Escola de Educação Física da USP e auxiliar do programa de condicionamento físico, o ideal é fazer a primeira avaliação antes de iniciar uma atividade física. A reavaliação deve ocorrer aos três meses, seis meses, um ano e, depois, repetida a cada ano.
Nos próximos finais de semana, um grupo de professores e estudantes de educação física estará aplicando testes gratuitos de antropometria no parque da Aclimação (região sudoeste de São Paulo), das 7h30 às 12h. O teste mede a composição corporal e fornece dados como peso e percentuais de gordura atuais e ideais, massa muscular e massa óssea. O resultado sai em duas páginas de relatório, com gráficos e dicas para a saúde.

ONDE ENCONTRAR Os testes no parque da Aclimação serão realizados hoje (dia 24), dias 30 e 31 de agosto e 6 e 7 de setembro. Nos dias 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de setembro e 4 e 5 de outubro, a equipe fará os testes no parque Ibirapuera.

Texto Anterior: Hoje, não
Próximo Texto: Olhos perolados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.