São Paulo, domingo, 24 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

kafta para vegetariano

RITA LOBO

Sem utilizar carnes, ovos, alho e cebola, uma receita com couve-flor
Devaki Dasi é professora de culinária vegetariana. Tarefa nada fácil, diga-se de passagem. Sem utilizar nenhum tipo de carne, ou sequer ovo, ela prepara cardápios completos baseados em várias culturas gastronômicas. Alho e cebola também são ingredientes proibidos; no vegetarianismo acredita-se que extraiam da terra "energia negativa". Nesse caso, porém, há um substituto: "assafétida", uma resina cujo aroma parece ser uma mistura de alho com cebola. Curioso...
Recentemente, estive em uma de suas aulas, de culinária indiana, onde ela ensinou os seguintes pratos: pastéis de legumes (Samosa), ricota fresca (Panir), pão na chapa (chapati), manteiga clarificada (Ghee), sopa de ervilha (Dahl), almôndegas de couve-flor como molho de tomate, arroz com ervilhas e castanhas, salada de penino e pudim de iogurte para terminar.
Todos muito saudáveis e incrivelmente saborosos, apesar da limitação. Um bom exemplo são as kaftas, que Dasi serviu com molho de tomate. Entretanto, apenas fritas, se transformam em um delicioso aperitivo.
Receita
Kafta de couve-flor
Ingredientes do prato
. 1 couve-flor média
. 4 batatas médias
. 1 xícara de farinha de trigo
. 1 colher (sopa) de salsinha picada
. 1 1/2 colher (chá) de curry
. 1 pitada de assafétida opcional
. sal a gosto
. óleo de canola ou ghee para fritar
Modo de fazer
Numa panela, derreta a manteiga. Descasque as batatas e corte em cubos grandes. Coloque numa panela com água fria salgada e leve ao fogo para cozinhar. Retire as batatas e coloque num escorredor, ou peneira, para secar. Na mesma panela, escalde a couve-flor inteira. Retire e assim que esfriar pique em pedacinhos pequenos. Coloque todos os ingredientes numa tigela grande e amasse bem com as mãos até formar uma massa. Faça cerca de 30 bolinhas e frite em ghee ou óleo de canola até dourar. Sirva como aperitivo.
Ingredientes do molho:
. 8 tomates sem pele e sem semente
. 2 colheres (sopa) de ghee ou óleo de canola
. 2 colheres (chá) de gengibre ralado
. 1 pimenta malagueta picada
. 1 colher (chá) de cominho
. 1 1/2 colher (chá) de cúrcuma
. 1 colher (chá) de orégano
. 2 folhas de louro
. sal a gosto
. 1 pitada de açúcar
. 250 g de iogurte natural
Modo de fazer
Numa panela, doure o gengibre com a pimenta. Acrescente as especiarias todas e por último junte o tomate, previamente batido no liquidificador. Cozinhe até obter um molho grosso. Retire do fogo, misture o iogurte e despeje sobre as kaftas. Sirva com arroz de sua preferência.

Espaço Vidya (professora Devaki Dasi): tel. 270-8156.

Texto Anterior: Verão na faixa
Próximo Texto: Grappa italiana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.