São Paulo, domingo, 24 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como montar uma empresa de reciclagem?

Luiz Fernandes da Silva (Paranapuã, SP)
Para reciclar plástico, é preciso separá-lo e levá-lo ao moinho triturador. Lá, o material vai receber água e, após ser triturado, segue para o tanque de lavagem, passando em seguida pela centrifugação e pela aglutinação.
A última etapa é o processo de recuperação, feito pela máquina extrusora-recuperadora. O produto reciclado é vendido normalmente para fabricantes de baldes, regadores, sacos de lixo etc.
Para o alumínio, o processo é mais simples. A sucata de alumínio é pesada e descarregada na empresa recicladora.
Lá, ocorre uma triagem manual para separar materiais estranhos. O alumínio limpo vai ao forno, até ser fundido. Nessa etapa, são retirados os resíduos. O alumínio fundido é transformado em lingotes, que darão origem a vários produtos -panelas, canecas, tampas, janelas, telhas, autopeças etc.
Para papel, o processo é semelhante. Deve ser selecionado e reunido em fardos por meio de prensa hidráulica. O empreendedor pode vender os fardos para empresas recicladoras ou processar o material.
A empresa deve estar instalada em uma área de 1.500 m2 com um galpão e ter seis funcionários.
Para a abertura da firma, o empreendedor deverá providenciar registro na Junta Comercial, na Secretaria da Fazenda, na prefeitura, no INSS e no sindicato patronal. É preciso obter licença para instalação e funcionamento na Fundação Estadual de Proteção Ambiental e tirar o alvará na prefeitura.

Equipamentos necessários - Aglutinador, balança eletrônica, batedor, caminhões, carrinhos para transporte de fardos, centrífuga, empilhadeira elétrica, extrusora com banheira de resfriamento, fôrmas de ferro fundido, forno elétrico do tipo cadinho, kit completo de ferramentas, máquina prensa-enfardadeira, moinho, peças e equipamentos de extrusão.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade, ou pelo e-mail: tudo@uol.com.br. Elas serão respondidas pela equipe técnica do Sebrae exclusivamente nesta seção.

Texto Anterior: Máquina de café expresso importada vira negócio
Próximo Texto: Negócios com o governo exigem cautela
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.