São Paulo, terça-feira, 26 de agosto de 1997
Próximo Texto | Índice

Polícias entram na mira das reformas

Entenda as propostas de modernização da segurança pública que estão sendo discutidas para resolver a crise exposta pelas rebeliões de policiais
A onda de rebeliões que sacudiu as polícias do país colocou as corporações sob a mira das reformas. Há um surto de propostas para modernizar a segurança.
Do ministro da Justiça, Iris Rezende (PMDB), ao governador de São Paulo, Mário Covas (PSDB), todos têm um diagnóstico comum: o modelo de polícia criado pelo regime militar em 1969, baseado num braço civil e outro militar, está esgotado.
As divergências surgem quando se examina o que fazer para evitar cenas de insubordinação e modernizar o aaparelho policial.
A Polícia Militar deve ser extinta e deixar a segurança apenas com a Polícia Civil? A questão da polícia deve ser retirada da Constituição para cada Estado decidir que modelo adotar?
Com o objetivo de buscar respostas a essas questões, a Folha promoveu um debate com especialistas em segurança pública.
Saiba ainda por que as polícias brasileiras são pouco eficientes e como as academias formam os policiais civis e militares -ao mesmo tempo, com cursos de direitos humanos e aulas de tiro que ensinam a mirar o coração.

Próximo Texto: Saiba como funciona a polícia em cinco países
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.