São Paulo, terça-feira, 26 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Encontro finaliza lista com nomes da anatomia

DA REPORTAGEM LOCAL

Começou ontem o 13º Encontro do Comitê Federativo de Terminologia Anatômica em São Paulo. O encontro vai dar a forma final a uma lista única de termos anatômicos que devem ser adotados no mundo inteiro.
Quinta-feira os membros do comitê vão anunciar a editora que vai publicar a edição em latim e inglês. O lançamento está previsto para o mês de novembro. Depois, o livro será traduzido para o português.
O evento reuniu 20 especialistas em anatomia de 16 países. Foram analisados dez mil termos. Seis mil vão estar no novo livro -desses, mil foram substituídos. Os outros 4.000 mil foram descartados.
"Os anatomistas representam os países dos cinco continentes. A elaboração dessa lista foi feita de uma maneira democrática. Entendemos que só dessa forma seria possível chegar a uma nomenclatura aceita comumente por todos", disse Liberato John Alphonse Di Dio, presidente da comissão organizadora do encontro.
Segundo ele, outros encontros já foram realizados sempre com o objetivo de simplificar a terminologia já existente.
"O comitê enviou cópias da proposta da padronização da terminologia para todas as associações de anatomia do mundo. Recebemos milhares de sugestões para acrescentar e modificar termos."
Essa consulta, para Di Dio, representa a maneira mais garantida de que a nova terminologia seja seguida. "Ninguém é obrigado a seguir a nova terminologia, mas quem deixá-la de lado estará desatualizado", diz. "É fundamental que todos os médicos falem a mesma língua quando se trata de anatomia. A terminologia única é garantia de expansão e transmissão de conhecimento."
Até quinta, os especialistas vão estar reunidos no hotel Transamérica repassando os últimos detalhes da nova terminologia.

Texto Anterior: Surto cresce em Santa Catarina
Próximo Texto: Presos fazem protesto por Luz Vermelha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.