São Paulo, terça-feira, 26 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cláusulas são mais negociadas

DA REPORTAGEM LOCAL

Nos últimos três anos, as cláusulas sociais têm dividido com as propostas de reajuste salarial o espaço central das negociações trabalhistas.
A principal causa da mudança é a estabilidade da economia, com índices baixos de inflação.
Sem condições de obter grandes reajustes salariais, os trabalhadores procuram ganhar em outras partes da negociação, principalmente na discussão sobre PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e na adoção e manutenção de cláusulas que garantam a melhoria das condições de trabalho.
Para as empresas, eliminar algumas cláusulas do acordo coletivo é uma forma de reduzir os custos, já que repassar os reajustes salariais, mesmo que pequenos, aos preços pode diminuir a competitividade.
Com essa justificativa, os empresários do grupo 19-8 propuseram alterar 42 das 93 cláusulas do acordo com os metalúrgicos da CUT. Uma delas é acabar com os 45 dias de aviso prévio para quem tem 45 anos ou mais.

Texto Anterior: Metalúrgico pode ficar sem adiantamento
Próximo Texto: Corretoras lançam dez fundos em condomínio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.