São Paulo, terça-feira, 26 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cobertura surrealista; Segurança eventual; Encol; Depuração; Terras devolutas; Manobra; Rasteira na direita; Revelações; Válvula de escape; Descompasso; Igualdade; Admiração

Cobertura surrealista
"Sobre a surrealista cobertura que vem sendo dada à libertação de João Acácio Pereira da Costa, a Pastoral Carcerária gostaria de lembrar que ele não é mais o 'Bandido da Luz Vermelha'. Cumpriu sua pena.
Não se justifica, também, desenterrar 30 anos e criar pânico com um homem que não sabe mais como é o mundo em que está vivendo.
Tiveram 30 anos para constatar, nas últimas horas, que ele não era apto ao convívio com a sociedade.
Bom seria se a promotoria das Varas Criminais, que propôs a continuidade de sua reclusão, e o funcionário do Poder Judiciário que concedeu a liminar tivessem a agilidade e o interesse de resolver rapidamente as demandas nos inúmeros casos de atentado à lei e omissões criminosas cometidas nos estabelecimentos prisionais."
Armando Tambelli Junior, coordenador da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de São Paulo (São Paulo, SP)

Segurança eventual
"Desculpem minha ignorância: segurança pública no Brasil só funciona em visitas papais?"
Paulo de Tarso Moroni Porrelli (São Paulo, SP)

Encol
"O governo, que foi omisso na fiscalização dos negócios escusos praticados pela Encol, deve, agora, agir com firmeza.
Intervenha na empresa. Promova uma auditoria e bloqueie os seus bens, inclusive de seus diretores e acionistas, preliminarmente.
É o mínimo que se espera."
Manoel Polycarpo Azevedo Joffily (Campinas, SP)

Depuração
"Foi uma decisão acertada a do governador Vitor Buaiz de se desfiliar do Partido dos Trabalhadores levando consigo seus camaradas.
Não sou dirigente e nem sequer militante do PT, mas reconheço como válida a preocupação de sua ala dita radical de depurar o quadro partidário, extirpando os corpos estranhos de seu organismo, mesmo se isso custar a perda de governador, prefeito, deputado etc."
José Carlos Moreira da Silva (Vitória, ES)

Terras devolutas
"O clima de tensão que se vive hoje na região de Presidente Prudente, provocado pelo populismo demagógico do governo do Estado, tende a agravar-se ainda mais com a ação predatória e não menos populista do Instituto de Terras do Estado (Itesp).
Faltam, ao Itesp, critérios técnicos e bom senso na política de classificação das chamadas 'terras devolutas'."
Djalma Malta Gomide (Ribeirão Preto, SP)

Manobra
"Há cerca de dois meses os deputados federais pleitearam um aumento de 100% em seus vencimentos.
A sociedade reagiu indignada contra tal pretensão e eles recuaram.
Pediram um aumento na verba para manutenção de seus gabinetes, aumento este que viria suprir a falta do aumento nos vencimentos.
Será que esses falsos representantes do povo imaginam que somos todos retardados e que não perceberíamos essa torpe manobra?"
Benedicto do Amaral (Franca, SP)

Rasteira na direita
"Está na hora de o povão dar um chacoalhão nessa elite de direita que se perpetuou no poder elegendo para presidente pessoa qualificada, respeitada e competente em todos os sentidos.
O Lula deverá colaborar na campanha, mas, na minha opinião, não é o candidato ideal, além de sofrer restrições de uma grande parcela da população."
Jaime de Souza Ramos (Jundiaí, SP)

Revelações
"O artigo do professor Gilberto Felisberto Vasconcellos (19/8) é primoroso na medida em que revela:
1) a adesão generalizada às teses globalizantes;
2) a dominação do mundo por um punhado de empresas multinacionais e suas influências na política, nos governos, e, sobretudo, na grande imprensa;
3) o domínio da TV."
Gilberto Motta da Silva (Curitiba, PR)

Válvula de escape
"Enquanto nenhum jornal francês ou europeu apresenta qualquer manchete sobre esportes ocupando grande parte da primeira página, os jornais brasileiros estampam grandes fotografias com cenas de jogadas e jogadores.
O empenho em exaltar o futebol com tanto destaque suscita a idéia de que existe algo premeditado ou orquestrado, no sentido de esconder ou mascarar a situação de um país sobrecarregado por uma avalanche de problemas tão grandes que, se não fosse 'essa válvula de escape', o futebol, a caldeira explodiria!"
João Francisco dos Santos (Rio de Janeiro, RJ)

Descompasso
"O Brasil está perdendo sua grandiosidade de forma chocante nas ações dos órgãos do Poder Legislativo, Executivo e Judiciário.
O que tem levado o país a um terrível descompasso nas classes sociais, chegando até a uma guerra entre as Polícias Militares e o Exército.
Temos de reagir."
Luiz Bispo (Aracaju, SE)

Igualdade
"Se todos fossem latifundiários, quem seriam os proletários?
Se todos fossem senhores, quem seriam os servos?
Questões como essas não seriam tão difíceis de responder se houvesse uma forma de todos receberem os mesmos direitos."
Weslley Rodrigues de Souza (Diadema, SP)

Admiração
"Venho expressar minha admiração pelo trabalho de toda a equipe da Folha.
A manutenção de um ombudsman evidencia a seriedade da proposta de jornalismo."
Érico Resende Santos (São Paulo, SP)

Texto Anterior: Ousar pensar, ousar vencer
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.