São Paulo, sexta-feira, 29 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Nova anatomia' passa a vigorar hoje

LUCIA MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

A partir de hoje, a rótula vira patela, o aparelho digestivo passa a digestório e o cotovelo tem que ser chamado de cúbito. Esses são apenas alguns exemplos da nova terminologia do corpo, que foi finalizada oficialmente ontem durante encontro em São Paulo.
Centenas de nomes de partes do corpo foram alterados. Um comitê internacional analisou 10 mil nomes existentes e os reduziu a 6.000. Desses, mil são novas nomenclaturas ou alterações de antigas.
O objetivo é globalizar a anatomia e facilitar a comunicação internacional. A nova nomenclatura vai ser publicada em uma edição em inglês e latim.
Segundo o secretário-geral da Federative Committee on Anatomical Terminology, o brasileiro Liberato Di Dio, os estudantes de medicina brasileiros já deverão estar aprendendo a nova terminologia no ano que vem. A mudança, no entanto, não tem poder de lei e fica a critério dos professores e diretores de faculdades.
"A mudança não deverá ser imediata, mas vai ocorrer", disse Di Dio, considerado um dos maiores anatomistas do mundo.
Ontem, cientistas de 15 países do mundo fecharam os trabalhos -foi chamado de Nova Terminologia de São Paulo- e tiraram dúvidas de professores e médicos brasileiros.

Texto Anterior: Joana, 27, já fez dois abortos
Próximo Texto: Alguns exemplos dos novos nomes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.