São Paulo, sexta-feira, 29 de agosto de 1997
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Tailandeses substituem sobrenome por patrocínio

EDUARDO OHATA
DA REPORTAGEM LOCAL

A poucos momentos do maior combate de sua vida, Wellington Vicente provavelmente não sabe como chamar seu adversário: Ratanapol Sor Vorapin ou Ratanapol Dutch Boy Gym.
Essa confusão acontece porque na Tailândia os pugilistas têm o hábito de adotar os nomes de seus respectivos patrocinadores.
Assim, nomes estranhos como Chokchai 3-K Battery (ex-Chorniwat) e Daorung MP Petroleum (ex-Chuwatana), por exemplo, são considerados normais pela população local.
Tais mudanças não causam problemas na Tailândia, onde os pugilistas são verdadeiras celebridades. Mas pesquisadores e jornalistas estrangeiros, que acabam se confundindo, queixam-se das constantes alterações de nomes.
"Isso frequentemente nos causa grandes dores de cabeça", conta o jornalista especializado em boxe Joe Koizumi. "Como esses lutadores periodicamente estão com nomes novos, não é nada fácil manter seus cartéis atualizados."
Um claro exemplo do que Koizumi aponta é o caso de Chatchai Elite-Gym, que posteriormente se tornou Chatchai Eric-Gym.
(EO)

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