São Paulo, sexta-feira, 29 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clima em Bordeaux pode abaixar preços

JORGE CARRARA
ESPECIAL PARA A FOLHA

O clima quente e seco deste ano pode estar modelando mais uma safra excepcional na região de Bordeaux (no sudoeste da França), berço de alguns dos mais renomados vinhos do mundo.
Os dias ensolarados do verão favoreceram a maturação das uvas e anteciparam o início da colheita -que começou dia 18 de agosto, um mês antes do habitual.
Segundo André Lurton -proprietário dos Châteaux Couhins Lurton e Bonnet e presidente da Câmara de Comércio de Vinhos de Bordeaux- a qualidade das uvas brancas, as primeiras colhidas, parece ser excelente. "A longa exposição ao sol produziu uvas em condições de dar aos vinhos sabores mais ricos, excelentes aromas e bons níveis de álcool e acidez."
Os bordaleses não tinham uma vindima semelhante -por sua precocidade- desde 1893. A vantagem desse tipo de safra é que as uvas podem ser colhidas no pico da sua maturidade embaixo de bom tempo.
Se o clima continuar ensolarado mais uma semana, as uvas tintas -que demoram mais para ficar no ponto- também se beneficiam com a bonança. Nesse caso, a região comemora a terceira safra excepcional consecutiva.
Bom para os vinhateiros e melhor ainda para os consumidores. A abundância de bons vinhos pode conter (e até fazer cair) os preços. As quantias pagas por uma garrafa de Bordeaux, nos últimos anos, chegaram às alturas, e os exemplares desse vinho ficaram longe do alcance dos mortais.

Texto Anterior: Sorveteria de 'Morango e Chocolate' pode fechar
Próximo Texto: Site do Tartari's é útil, mas se ressente da falta de recursos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.