São Paulo, sábado, 30 de agosto de 1997
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Fura-fila faz primeiro teste de 'marketing' em São Paulo

MAURÍCIO RUDNER HUERTAS
DA REPORTAGEM LOCAL

O fura-fila -ou VLP (Veículo Leve sobre Pneus)- não passou em seu primeiro grande teste de rua. Uma alavanca de segurança, que deveria entrar em ação apenas na ausência de energia elétrica, travou sem motivo aparente e impediu a continuidade das provas.
O protótipo do fura-fila vinha sendo testado secretamente pela Prefeitura de São Paulo no Tatuapé (região sudeste), como revelou a Folha nesta semana. Mas o teste de ontem foi considerado o primeiro oficial de uma série programada pelo marketing de Pitta.
O modelo -um trólebus articulado, com dois motores, dois eixos de tração e dois sistemas de controle- percorreu durante a madrugada o trecho entre o terminal Casa Verde (zona norte) e o Largo do Paissandu (região central).
Foram testados inicialmente 4 itens (aceleração, frenagem, estabilidade e motores) dos 38 que serão avaliados pelos próximos 15 dias no mesmo local.
O protótipo testado nessa fase já utiliza o sistema de articulação e todos os componentes eletrônicos que serão utilizados no fura-fila a partir de 1998.
Cada VLP vai transportar 221 passageiros e terá vidros fumê, som ambiente e ar-condicionado.
O fura-fila está sendo desenvolvido por três empresas: Volvo (chassi), Marcopolo (carroceria) e Powertronic (equipamentos eletrônicos).
(MRH)

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