São Paulo, sábado, 30 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pontos de ônibus começam a receber elevadores fixos em BH

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Os deficientes físicos de Belo Horizonte têm desde ontem a ajuda de elevadores fixos em dois pontos de embarque e desembarque de passageiros.
Foram inaugurados pela BHTrans na estação Diamante -onde há a integração da região do Barreiro com os ônibus que circulam em outras regiões- os elevadores para portadores de deficiência física. O equipamento, que facilita o acesso dos deficientes físicos aos ônibus, é novo no país.
Além do Barreiro, a BHTrans instalou outro elevador fixo na região hospitalar, no centro da capital mineira. Um terceiro elevador será instalado na praça Sete, no centro da cidade.
"Foi feita uma pesquisa com os deficientes, que indicaram a região hospitalar e a praça Sete como sendo os locais ideais para os elevadores", disse Marcos Fontoura, gerente de Operação de Transporte.
A partir do próximo ano, com a expansão do projeto BHBus (que prevê estações centrais em várias regiões da cidade), cada estação terá um elevador fixo. O custo do equipamento é de R$ 8.800.
O elevador transporta o portador de deficiência da calçada diretamente para dentro dos ônibus, que têm que reservar espaços na parte de trás para os deficientes.
O equipamento é acionado por uma chave especial, que será entregue a todos os deficientes físicos que se cadastrarem na BHTrans.
Trata-se de um cadastramento especial, independente do já feito pela BHTrans, que isenta do pagamento da tarifa cerca de 6.000 portadores de deficiência.
O cadastramento pode ser feito, nos primeiros dias de funcionamento do equipamento, na estação Diamante e na sede da BHTrans (av. Engenheiro Carlos Goulart, s/nº, portaria 3, bairro Buritis). Informações pelo telefone (031) 277-6601.
(PP)

Texto Anterior: Motorista volta à atividade com táxi adaptado
Próximo Texto: Conselho considera ação uma 'vitória'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.