São Paulo, sábado, 30 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conselho considera ação uma 'vitória'

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

A presidente do Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência de Belo Horizonte, Simone Albuquerque, disse que as iniciativas da BHTrans em favor dos deficientes significam "uma grande vitória".
"São ações concretas que começam a aparecer. O transporte público e a cidade devem ser para todos. O acesso ao transporte é vital. Se o deficiente tem dificuldades para sair de casa, não consegue trabalhar e estudar", disse.
Albuquerque disse que a sociedade precisa apoiar e se envolver com essas medidas, que são caras, mas fundamentais para os deficientes físicos.
Censo
Albuquerque, que é assistente social e portadora de deficiência física, critica a pouca atenção do país e do governo com os deficientes. Ela cita o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística): "Os censos brasileiros não contam os portadores de deficiência. Isso é um absurdo", disse.
Segundo ela, todas as estimativas são feitas a partir de dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), que diz que 10% da população têm algum tipo de deficiência. "São poucos dados", afirmou.

Texto Anterior: Pontos de ônibus começam a receber elevadores fixos em BH
Próximo Texto: Adutora rompe em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.