São Paulo, sábado, 30 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aborto; Sem significado; Ataque maciço; Complexo de culpa; A parte de cada um; Preconceito; Eminência parda; Sinal vermelho; Mais espaço; Oportunidade; Para aparecer; Mau gosto; Síndrome de Down

Aborto
"Queremos parabenizar o sr. Celso de Mello, presidente do Supremo Tribunal Federal, por sua corajosa declaração feita à Folha, em 23/8, propondo que a legislação brasileira sobre o aborto seja ampliada, abrangendo casos de comprometimento grave e irreversível sobre a saúde da mulher e má formação do feto."
Carolina Teles Lemos, da organização Católicas pelo Direito de Decidir (São Paulo, SP)
*
"O aborto é um infanticídio e sua legalização, a liberalização de um holocausto silencioso, um massacre legalizado de crianças nascituras."
Luiz Antônio da Silva (São Paulo, SP)

Sem significado
"A foto de Paulo Maluf com a dona de uma agência de turismo não significa absolutamente nada, ao contrário do que tentaram insinuar pelo noticiário dos jornais, inclusive na Folha (28/8).
Um líder político de expressão nacional tira milhares de fotos com milhares de pessoas, obviamente sem pedir antecedentes de ninguém."
Adilson Laranjeira, assessor de imprensa de Paulo Maluf (São Paulo, SP)

Ataque maciço
"Se a Folha não se atrela a nenhum grupo, seria o da casa que faz o jornal atacar diariamente o presidente?
Por que esse 'delenda FHC' que a Folha está impondo aos seus leitores? Impondo também aos seus articulistas, todos rezando pela mesma cartilha, sob uma ditadurazinha particular da empresa?
Até esse Angeli, no seu estilo grosseiro, obedece, ilustrando o saque das carnes roubadas pelo MST e insinuando a figura do presidente pendurada da mesma forma?
Afinal, a Folha julga que a unanimidade dos leitores aceita tudo isso?"
Francisco Guimarães Chagas (São Paulo, SP)

Complexo de culpa
"A reportagem de 24/8 atribuiu àqueles que confiaram na incorporadora e construtora Encol falta de prevenção, descuido, quase ingenuidade e contribuiu para alimentar um complexo de culpa no infeliz adquirente do imóvel.
Não se encontra na referida reportagem uma linha ou referência sequer às responsabilidades dos governos federal e estadual, por meio de seus órgãos, ou à falta de mecanismos preventivos no âmbito das Promotorias Públicas do Consumidor."
Jorge João Burunzuzian (São Paulo, SP)

A parte de cada um
"Embora o sr. Antonio Ermírio tenha razão quanto ao descaso dos governantes com os menores de rua, a pergunta inevitável que nos surge é: o que o homem mais rico do Brasil está fazendo pelas crianças de rua?
Talvez ele não queira divulgar o que faz, para não parecer cabotino. Mas gostaríamos de saber, para não ficarmos com a impressão de que, como todo mundo, ele só reclama do governo e não faz a parte dele."
José Ruiz Talhari (São José do Rio Preto, SP)

Preconceito
"Sobre o artigo 'O segredo das seitas' (14/8), de Otavio Frias Filho: os evangélicos não são seitas, mas sim igrejas e entidades religiosas.
O articulista fala também da 'histeria dramática' dos cultos rivais da Igreja Católica. Ora, os evangélicos não tratam a Igreja Católica como rival. A Igreja Universal é a única que vê as outras igrejas (evangélicas ou católica) como rivais.
E nem todas as igrejas evangélicas promovem a histeria com fiéis possuídos pelo inimigo (o diabo). As igrejas chamadas históricas (entre elas a Igreja Batista) não aceitam possessões como algo verídico, não sendo válida assim a generalização do sr. Otavio."
Christiano José Jabur (Assis, SP)

Eminência parda
"Qualquer um que tenha experiência de bastidores no trato dos problemas da nossa economia sabe que, no âmbito do normativismo ideológico, a 'éminence grise' do Banco Central será o deputado Roberto Campos."
Mário Lobo Cunha (Porto Alegre, RS)

Sinal vermelho
"Não obstante os gritos dos com rodas, são válidas todas as medidas reprimindo a utilização do carro de passeio -proibições, pedágios urbanos, rodízios, impostos especiais para montadoras e usuários etc.
A punição conduzirá a um transporte coletivo decente."
Hanns John Maier (Ubatuba, SP)

Mais espaço
"Um jornal com mais de 1 milhão de leitores, como é a Folha, deveria dar um espaço maior a esses leitores. No mínimo a página 1-3, inteira."
Gilvam Ferreira dos Santos (Osasco, SP)

Oportunidade
"Elucidativo e muito importante o caderno de 26/8 sobre segurança pública. A Folha constatou que os PMs estão 'mais preparados para o exercício da profissão' e que os civis têm formação curta, superficial, defasada e distante da realidade do policial.
Oportunidade para o governador mudar o seu projeto, transformando os civis em ramo do tronco uniformizado."
José Roberto Zanni (São Paulo, SP)

Para aparecer
"Eu (e acho que muitos outros brasileiros) estou cheio de todos os dias pegar o jornal e ler as várias manchetes informando sobre o MST.
Concordo quando dizem que estão querendo trabalho para o sustento da família ou ainda quando pedem uma reforma agrária, mas acho que eles só estão querendo aparecer, e isso não dá dinheiro para ninguém."
Fabrício Lombardi Ribeiro (Franca, SP)

Mau gosto
"Quero registrar minha indignação diante do mau gosto desta Folha, não só ao noticiar como ao destacar, em 24/8, a frase infeliz do sem-terra Antonio Domingos da Silva, comparando sua mulher à sem-terra que aparecerá na 'Playboy'.
Isso ocorre justamente quando a Folha se propõe a fazer jornalismo (mais) sério e (mais) moderno..."
Ana Maria Chieffi (São Paulo, SP)

Síndrome de Down
"É hora de acordarmos para contribuir a favor da integração das crianças com síndrome de Down na sociedade.
As pessoas que têm síndrome de Down não são doentes, não são 'portadoras' de nada a não ser de alegria e de um grande potencial. Temos muito o que aprender com elas."
Eliete Pena Alves Ferreira, presidente da Associação Projeto Pró-Down de Jaú e Região (Jaú, SP)

Texto Anterior: Plano privado não é SUS
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.