São Paulo, domingo, 31 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA

Alberto Torres (1865-1917) - político brasileiro. De plataforma nacionalista, participou das campanhas abolicionista e republicana. Foi ministro da Justiça.

Antonin Artaud (1896-1948) - dramaturgo e teórico do teatro francês. Em "O Teatro e Seu Duplo" (1938), definiu a sua concepção de teatro, que chamava de "teatro da crueldade". Recusava a tradição ocidental, defendendo um contato violento e direto entre ator e público.

Jean-Paul Sartre (1905-1980) - filósofo e escritor francês, autor de "O Ser e o Nada". Foi um dos teóricos do existencialismo, corrente filosófica que postula a prevalência de cada indivíduo e sua singularidade sobre as qualidades humanas abstratas.

Oswald de Andrade (1890-1954) - Escritor, poeta e dramaturgo, um dos fundadores do modernismo brasileiro. Com o "Manifesto da Poesia Pau-Brasil" (1924) e o "Manifesto Antropofágico" (1928) propunha a "assimilação"das influências artísticas estrangeiras para, depois, "regurgitá-las". O produto seria a arte brasileira. Autor, entre outros, de "O Rei da Vela" e "Serafim Ponte-Grande".

Plínio Salgado (1895-1975) - escritor e político brasileiro, fundou a Ação Integralista Brasileira (1932), partido político de orientação fascista.

Iseb - o Instituto Superior de Estudos Brasileiros foi criado em 1955, no Rio, e fechado após o golpe militar. Era constituído por intelectuais de tendências diversas, conservadores e marxistas, como Nelson Werneck Sodré e Hélio Jaguaribe. Eles defendiam um capitalismo e empresariado nacionais, em oposição ao modelo externo. Essa ideologia ficou conhecida como "nacional-desenvolvimentismo".

AI-5 - Decretado em 1968 pelo presidente Arthur da Costa e Silva, o Ato Institucional nº 5 fechou o Congresso e suspendeu as garantias individuais dos cidadãos. Vigorou até 1978.

Texto Anterior: A vingança dos 90
Próximo Texto: As estratégias de Ian McEwan
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.