São Paulo, quinta-feira, 4 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fábio Augusto é suspenso por 20 dias

FÁBIO VICTOR; LUIZ CESAR PIMENTEL; MÁRIO MOREIRA
DA REPORTAGEM LOCAL E DA SUCURSAL DO RIO

O meia-lateral Fábio Augusto, do Corinthians, foi suspenso ontem de suas atividades no futebol por 20 dias pelo presidente do Tribunal Especial da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Luiz Cláudio Bezerra de Menezes.
Hoje, concederá entrevista para esclarecer o uso de substância proibida (efedrina) no jogo contra o Atlético-PR, no último dia 19.
Menezes disse esperar que o Tribunal Especial julgue o atleta no próximo dia 22 -por isso, decidiu suspendê-lo por apenas 20 dias. O Corinthians tem, a contar de hoje, cinco dias para apresentar defesa ao tribunal. Só a partir da entrega da defesa é que o procurador Hermann Seichal apresentará -ou não- denúncia contra o atleta.
Pelo CBDF (Código Brasileiro Disciplinar de Futebol), Menezes poderia suspender Fábio Augusto por até 30 dias.
Ontem, o jogador isolou-se em sua casa, no bairro da Mooca, em São Paulo, com a mulher, os dois filhos, a mãe e o pai.
Não quis receber os repórteres de jornal e rádio que foram à sua residência, mas abriu exceção para as redes de televisão SBT e Globo.
"Ele só recebeu o SBT em consideração a um pedido de um amigo que está ajudando muito ele", disse a mulher do atleta, Nádia Carvalho, referindo-se ao médico Osmar de Oliveira, comentarista do SBT, que presenciou, a pedido do clube, a realização da contraprova.
Na sequência, aceitou receber a Rede Globo. Nas entrevistas, voltou a negar que tenha ingerido qualquer medicamento proibido.
Fábio Augusto, porém, afirmou que lembra ter tomado um descongestionante nasal, cerca de uma semana antes do jogo.
Teria consultado os médicos, que liberaram o uso, alegando que o remédio não continha efedrina.
A quantidade da substância encontrada na amostra recolhida do jogador continha 46,4 microgramas por mililitro, quantidade mais de cinco vezes superior ao valor permitido pelo regulamento, que é de 5 microgramas por mililitro.
A efedrina é encontrada em medicamentos contra gripes e alergias. Segundo o CBDF, é classificada como estimulante psicomotor.
Os jogadores do Corinthians e o técnico Joel Santana saíram em defesa do atleta, contratado este ano ao Guarani, por US$ 1,5 milhão.
"Já deixei de entrar em jogos por estar tomando remédios para perder peso e o médico falou que se eu fosse para o exame de doping, ia ser pego", disse o meia Neto.
(FV, LCP e MMo)

Texto Anterior: Surfe; Snowboard; Bodyboard
Próximo Texto: Projeto de profissionalização não modifica poder
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.