São Paulo, sexta-feira, 5 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Universo black domina bar da Vila

JONI ANDERSON

Talvez você conheça o Durban dos Palmares por outro nome menos formal. Durban é o "Bar do Vini", o negro Vinicius de Moraes, 35, ex-taxista, 15 anos de noite no currículo. É dele este bar que há quase um ano se transformou num "point" disputado na Vila Madalena.
Durban, tirado de um livro holandês de geografia, é o nome de uma cidade africana produtora de Cannabis sativa. E, Palmares, é sim uma reverência ao quilombo pernambucano. "Queria um nome que lembrasse algo das raízes da África e do Brasil, que tivesse a ver com o universo black", diz Vini.
As homenagens não param aí. Nas paredes, fotos e homenagens a personalidades negras. Estão lá Dr. Dre, Bob Marley e B.B. King abençoando o lugar, enquanto no vídeo rola uma seleção de clipes atuais da black music. Tem ainda grafite -espalhado pelo bar e banheiros (pequenos e limpíssimos)- e um atendimento familiar.
A fama do local corre à boca pequena. Na esquina da rua da Beatriz com a Pascoal só chega quem tem um tempinho para entrar no clima sossegado do reggae, no agito do rap, do funk ou do hip hop em geral. Por ali passam boêmios, skatistas, músicos e descolados em geral. Na sexta, quando o agito é maior, dá pra encontrá-los todos por lá.
Já no sábado, o pretexto é a feijoada do Vini, que congestiona os arredores. Mas quem gosta dessa especialidade e não quer esperar até o fim-de-semana, aproveita qualquer noite fria para experimentar um substituto à altura: pode ser caldo verde, de feijão ou de mocotó. A carta de bebidas conta com conhaques, vinhos, coquetéis especiais -em que breve entram no menu- e uísque, oito ou 12 anos.

DURBAN DOS PALMARES r. Pascoal Vita, 208, Vila Madalena, região sudoeste, tel. 814-1923. 60 luigares. Seg. a sex.: 18h às 5h. Sáb.: 12h às 5h. Preços: R$ 2,50 (cerveja) e 7,50 (uísque).

Texto Anterior: Golden Fish é chinês diferente
Próximo Texto: Paulistano volta aos anos dourados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.