São Paulo, sexta-feira, 5 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Setor considera adaptação inviável

PRISCILA LAMBERT
DA REPORTAGEM LOCAL

A instalação de airbags em carros antigos ou que não foram projetados para o equipamento é inviável, segundo as montadoras.
Para haver a adequação, seria necessário fazer uma total reestruturação na carroceria e nos sistemas mecânicos e elétricos dos veículos.
"Tecnicamente é até possível, mas economicamente é inexequível", diz o engenheiro Carlos Henrique Ferreira, assessor técnico da Fiat. "Além do estudo para a reformulação de cada modelo, teríamos de desmontar um por um."
Ninguém se arriscou a estimar o custo e o tempo gasto para fazer a adaptação em todos os veículos.
Segundo Marco Saltini, 34, presidente da Comissão de Assuntos Técnicos da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), a instalação de um airbag tem de ser feita paralelamente ao preparo do veículo.
Saltini diz que o desenvolvimento de um airbag para um carro específico leva cerca de 20 meses.
Ele diz que a lei deve estipular um prazo "razoável" para que as montadoras consigam adequar todos os veículos que forem produzidos daqui para a frente.
O engenheiro cita o exemplo dos EUA. "A lei americana que previu a obrigatoriedade do airbag data de 86. Ela estabeleceu que, em 96, 95% dos carros leves produzidos deveriam ter o equipamento."
Hoje, no Brasil, apenas o Palio (Fiat), o Ford Ka e o Vectra (General Motors) são fabricados com o equipamento. O airbag é um opcional, com exceção dos top de linha, que são fabricados em série com o dispositivo.
A Volkswagen está desenvolvendo a tecnologia para adotar o airbag, a partir de 98, nos modelos Gol, Parati e Saveiro.
Dependendo da regulamentação do novo Código Nacional de Trânsito, os planos da empresa podem mudar.
Preços
Para a Anfavea, a obrigatoriedade do airbag em toda a produção da montadora irá fatalmente acarretar aumento no preço dos carros. Mas a associação também não se arriscou a fazer estimativas.
Os preços do airbag no Palio são R$ 670 (só para o motorista) e R$ 1.280 (airbag duplo). No Vectra, os valores são R$ 999 e R$ 1.660, respectivamente.
Quem quiser adquirir um Ka 1.3 com airbag terá de optar pela versão completa, com outros opcionais (R$ 20,1 mil).

Texto Anterior: Conheça os principais pontos do novo código
Próximo Texto: Equipamento é 'abrasileirado'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.