São Paulo, sexta-feira, 5 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grêmio transmite programa de televisão

LÉO GERCHMANN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O Grêmio é o primeiro clube de futebol brasileiro a manter um programa próprio veiculado durante 30 minutos por dia pela TV (no canal 20 da Net/Sul): o "Programa do Grêmio".
Numa parceria com a TGD Produções, o atual campeão brasileiro e da Copa do Brasil veicula, há um mês, programação exclusiva para Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Dentro de um mês, o Paraná também será incluído.
A receita do programa é a utilização de duas câmeras digitais durante os jogos. Uma procura acompanhar os lances dentro de campo. Outra busca cenas curiosas em locais diferentes do estádio.
"Nós queremos fazer uma mistura do Canal 100 com o Programa Legal. O Grêmio, sua filosofia peculiar e o futebol em si mexem com as emoções do público. Temos a intenção de flagrar detalhes de jogos e contar histórias humanas", disse o proprietário da TGD Produções, Roberto Turquenitch.
Um cinegrafista acompanha o Grêmio em todos os lugares onde esteja. Na última terça, ele foi à Argentina, para gravar cenas e lances do jogo contra o Estudiantes, em La Plata, pela Supercopa.
A experiência da produtora tem origem em trabalhos realizados para a ESPN durante a Copa América. No jogo entre Uruguai e Argentina, houve tomadas especiais fazendo flagrantes de torcedores e das comissões técnicas.
Acervo
No caso do Grêmio, Turquenitch afirmou que a sua empresa está indo além. Há, junto com a veiculação de programas, a preocupação em reunir material para a organização de um acervo digitalizado com imagens da história do clube.
"Há muito material espalhado, algumas coisas com péssima qualidade. Nós vamos montar um acervo de imagens que vai contar muito do Grêmio e do Estado, até porque não é possível desvincular um do outro", afirmou.
Entre as propostas da produtora, está a de levar jogadores para escolas, onde seriam entrevistados por alunos. Também se pretende contar histórias de funcionários antigos do clube, mostrando cenas suas com as famílias e a relação com os ídolos gremistas.
"Seria interessante entrevistarmos o guardador do lixo para saber a diferença dos lixos nas sociais e nas cadeiras. A programação ainda está repetitiva, mas buscamos uma linguagem própria. Coisas aparentemente amadoras, como a tremedeira da câmera, serão mantidas", disse o produtor.
O programa tem cenas que ainda não foram colocadas no ar, como famílias se abraçando na comemoração de um gol e vendedor de cafezinho quase deixando cair o café. Um dos desafios é aperfeiçoar as imagens da trilha sonora.

Texto Anterior: Grêmio transmite programa na TV
Próximo Texto: Programação exibe imagens exclusivas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.