São Paulo, sexta-feira, 5 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Elton John muda letra de hit para homenagear Diana em funeral

PAULO HENRIQUE BRAGA E FERNANDO CANZIAN
DE LONDRES

e do enviado especial a Londres
Elton John cantará durante o funeral da princesa Diana, que acontece às 11h de amanhã (7h em Brasília) na abadia de Westminster, em Londres.
A cerimônia tentará conciliar o formalismo da família real com o apelo da figura pública de Diana. Terá a participação do premiê britânico, Tony Blair, e do conde Charles Spencer, irmão da princesa. Blair lerá um trecho da Carta de São Paulo aos Coríntios. Spencer fará um tributo pessoal à irmã. Sarah McCorquodal e Jane Fellowes, irmãs de Diana, também falarão.
Elton John cantará, logo após a leitura de Blair, seu hit "Candle in the Wind" ("Vela ao Vento"). O cantor, amigo pessoal da princesa, alterou a letra original em homenagem a Diana. "Candle in the Wind" foi escrita originalmente como tributo à atriz norte-americana Marilyn Monroe.
O corpo da princesa será levado na noite de hoje da Capela Real para o palácio de Kensington. De lá, segue em cortejo com saída marcada para as 9h08 de amanhã rumo à abadia de Westminster. O percurso total terá 5,6 km.
O caixão de Diana será conduzido pelas ruas em um carro usado no passado para carregar canhões. Ao seu lado irão oito soldados do Primeiro Batalhão da Guarda do Príncipe de Gales.
O Palácio de Buckingham não se pronunciou sobre a possibilidade de o príncipe William, filho mais velho de Diana, andar atrás do caixão durante o cortejo.
Segundo se especula, William poderá ser acompanhado pelo irmão, Harry, pelo pai, o príncipe Charles, e pelo conde Spencer.
Os organizadores do funeral entraram em acordo com as duas redes que vão transmitir a cerimônia ao vivo, BBC e ITN, para que não mostrem as expressões dos membros da família real e da família Spencer durante a cerimônia.
Fotógrafos credenciados também não poderão fazê-lo.
O irmão de Diana proibiu a presença de editores de tablóides britânicos no funeral. Segundo comunicado, "lorde Spencer e suas irmãs não gostariam de vê-los lá". Os editores concordaram em não comparecer ao funeral.
Cerca de 2.000 pessoas foram convidadas para a abadia. O Brasil será representado pelo embaixador do país no Reino Unido, Rubens Barbosa. Lucia Flecha de Lima, mulher do embaixador brasileiro em Washington e amiga da princesa, também estará presente.
O funeral será exibido em três telões, um próximo à abadia e dois no Hyde Park.
Ao final da cerimônia, com duração prevista de uma hora, todo o país fará um minuto de silêncio.
O corpo então seguirá de carro para a vila de Great Brington, no Condado de Northamptonshire, região central da Inglaterra.
Diana será sepultada na capela dos Spencer em Althorp. À cerimônia só estarão presentes a família Spencer, Charles e os príncipes William e Harry.
O acesso ao local começou a ser limitado ontem. Durante a cerimônia, aviões e helicópteros não poderão sobrevoar a região.
A expectativa é que 2 milhões de pessoas acompanhem na rua a passagem do cortejo, no que pode ser a maior multidão já vista nas ruas da capital britânica.
(PAULO HENRIQUE BRAGA
e FERNANDO CANZIAN)

Texto Anterior: Elizabeth 2ª se diz 'magoada' e rejeita acusações de indiferença
Próximo Texto: Fala de Blair na abadia de Westminster
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.