São Paulo, quinta-feira, 18 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fim da repetência cria 'lei de Gérson'

Presidente do Sieeesp critica criação de ciclos

DA REPORTAGEM LOCAL

A legislação que cria ciclos e facilita a aprovação de alunos no 1º grau foi classificada ontem de "lei de Gérson da educação", pelo presidente do Sieeesp (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo), José Aurélio de Camargo.
"Isso vai ser um atraso para o país. Se um colégio A repetir um aluno, o pai poderá mudar o filho para um colégio B, que dá a nota que ele quer", afirmou.
O alvo de suas críticas são dois artigos da nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a "constituição" da área, aprovada dezembro e duas deliberações do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.
O artigo 23 da LDB afirma que "a escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no país e no exterior". O artigo 24 permite que a escola avalie qualquer aluno e o classifique em uma série de acordo com essa avaliação.
Já a resolução 9 do conselho, criou os ciclos no sistema estadual de educação de São Paulo, sugerindo dois ciclos no 1º grau, um da 1ª à 4ª série e outro da 5ª à 8ª. Dentro dos ciclos, não se reprovam os estudantes. A resolução 10 determina como as escolas devem elaborar seu projeto pedagógico, a partir do qual ela tem liberdade para classificar e reclassificar alunos.
"Você destruiu a hierarquia interna dentro de cada escola, porque o sistema legalizou o jeitinho", defendeu Camargo.
"Se repetir o aluno melhorasse a qualidade do ensino, nós teríamos uma dos melhores sistemas de ensino do mundo", disse o presidente da Câmara de Ensino Fundamental do conselho estadual, Francisco José Carbonari.
Segundo ele, o projeto pedagógico das escolas será fruto de um debate envolvendo toda a comunidade escolar -e, por isso, não poderá simplesmente "facilitar" a aprovação de alunos.

Texto Anterior: Livro didático causa crise entre SP e MEC
Próximo Texto: Rede estadual do PR deve parar hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.