São Paulo, quinta-feira, 18 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artistas intervêm no ciberespaço da metrópole

EDILAMAR GALVÃO
ESPECIAL PARA FOLHA

O filosofo Walter Benjamin em "A Obra de Arte na Era da Reprodutibilidade Técnica" diz que resta sempre à arte ensinar a percepção a lidar com um mundo em movimento. Escrito há mais de 50 anos, o ensaio não perde nada da desejada atualidade, marca do mundo contemporâneo.
Pode-se dizer que é esta a idéia que perpassa todo o trabalho do grupo Intervenção Urbana, coordenado pelo filósofo Nelson Brissac e que lança, hoje, o CD-ROM "Intervenções Urbanas" e o catálogo do projeto Brasmitte.
O CD-ROM recria trabalhos realizados pelo grupo, o Arte/Cidade, que terá sua última edição em 25 de outubro, e o mais novo projeto, o Brasmitte (leia texto abaixo).
O CD-ROM não funciona apenas como o registro e a apresentação de tudo o que já foi feito ou que está em projeto. Em linguagem HTML, ele permite que o usuário navegue, de fato, em várias mídias e ainda no espaço da Internet.
É possível acessar cada projeto específico do Arte/Cidade, em vídeos, slides, depoimentos, maquetes das obras de arte, ensaios e ainda linkar a Internet.
A historiadora e redatora do Universo Online Giselle Beiguelman, que também dirige o CD-ROM, disse que procurou"levar ao limite o uso das diferentes mídias para transmissão de conteúdos específicos". Isso faz parte da sua idéia de tratar a interface como mensagem.
Além da transferência de suporte da cidade para o ciberespaço, "Intervenções Urbanas" convida a ler a cidade, a ler a obra de arte em que um e outro são, ao mesmo tempo, instrumentos e objetos de leitura.
Como diz o vídeo "A Cidade e seus Fluxos", de Lucas Bambozzi, "tudo o que temos é uma zona sem traçado e sem fronteiras", metáfora que serve para o espaço da metrópole e para o ciberespaço.
É a arte interrogando o espaço urbano e este interrogando a arte. Diz Brissac que "a relação entre espaço virtual e real é muito interessante quando se coloca como necessidade de apreensão do espaço". Dentre os instrumentos está a capacidade de introduzir uma defasagem no movimento contínuo.
O CD-ROM apresenta pequenos problemas como o usuário sentir falta do crédito dos slides e do vídeo, no momento em que eles estão sendo acessados. O usuário apanha para percorrer em três dimensões as maquetes; a figura se desloca muito rápido, e a dica é segurar e soltar o mouse tentando fazer o movimento aos poucos.
Isso não diminui a beleza do trabalho da direção de arte, da trilha sonora e da fotografia. Em alguns depoimentos sobre o Brasmitte, você pode pensar que há um defeito no áudio, mas a interferência é proposital: o barulho urbano encobre a voz humana. O CD-ROM e o catálogo vão estar à venda no dia do lançamento por R$ 20 cada e também podem ser pedidos pelo site do Arte/Cidade (http://www. artecidade.org.br).

Evento: Lançamento do CD-ROM Intervenções Urbanas e do catálogo Brasmitte Onde: Instituto Cultural Itaú (av. Paulista, 149, tel. 011/238-1700)
Quando: hoje, às 19h30
Quanto: entrada franca

Texto Anterior: Uakti neutraliza exageros
Próximo Texto: Projeto une São Paulo e Berlim
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.