São Paulo, quinta-feira, 18 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sonda envia dados sobre o magnetismo de Marte

DA REDAÇÃO

O campo magnético de Marte é mais intenso do que os cientistas esperavam, segundo os primeiros dados enviados pela sonda norte-americana Mars Global Surveyor, que chegou à órbita do planeta no dia 11.
Em entrevista ao jornal "The New York Times", Mario Acuna, chefe da equipe de cientistas que acompanha a missão Surveyor, os dados sobre o campo magnético marciano deverão ser importantes para obter informações sobre a formação do planeta.
Os dados enviados pela Surveyor indicam que a intensidade do campo magnético marciano é cerca de 800 vezes menor que o terrestre. Seria necessária uma bússola muito sensível para indicar a direção norte, segundo Acuna.
O campo magnético marciano foi detectado pela primeira vez em 1965 pela sonda norte-americana Mariner-4.
A Surveyor chegou a Marte após viajar cerca de dez meses no espaço. Ela deverá iniciar em março de 1998 o mapeamento do planeta, que deverá ser concluído em janeiro de 2000.

Texto Anterior: EUA fazem teste antiético no 3º Mundo, afirma revista
Próximo Texto: Fujimori está 'embriagado' pelo poder
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.