São Paulo, quinta-feira, 18 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA fazem teste antiético no 3º Mundo, afirma revista

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O governo dos Estados Unidos estaria financiando pesquisas "eticamente questionáveis" com gestantes aidéticas em países do Terceiro Mundo, segundo editorial da revista médica norte-americana "The New England Journal of Medicine".
Gestantes voluntárias em países em desenvolvimento não estariam recebendo tratamento contra o vírus HIV para "os pesquisadores simplesmente observarem o que aconteceria às crianças das pacientes", disse Marcia Angell, editora da revista.
O editorial se baseia em um relato dos médicos Peter Lurie e Sidney Wolfe, do Grupo de Pesquisa de Saúde Pública, de Washington. Eles afirmam que há 15 estudos realizados em países em desenvolvimento -dos quais nove são financiados pelo governo dos EUA-, nos quais as gestantes voluntárias não teriam recebido a droga AZT.
O medicamento é considerado eficiente na prevenção da transmissão do vírus HIV da mãe para o feto. Os estudos teriam como objetivo procurar alternativas ao AZT.

Texto Anterior: Novos consertos não resolvem falhas da Mir; Peças de ouro seriam as mais antigas da América; Obtida a 1ª imagem "molecular" de DNA; Anunciado projeto de radiotelescópios em SP
Próximo Texto: Sonda envia dados sobre o magnetismo de Marte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.