São Paulo, sábado, 20 de setembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Caixa de campanha; Cabo de vassoura; Pirulito federal; Porteira aberta; Regra geral; Ensaio de recuo; Vendendo dificuldades; Miragem cearense; Família dividida; O mesmo de sempre; Jogo para lá de duplo; Praticamente fora; Amizade estranha; Intriga na Saúde; Pressa governamental; Visita à Folha

Caixa de campanha
Como não existem perspectivas de contrato de grandes obras, empreiteiras de São Paulo avaliam que os recursos para campanhas eleitorais de 98 devem estar atrelados a dois pontos: concessões de rodovias e dívidas antigas a receber.

Cabo de vassoura
Ruth Cardoso, que completou 67 anos ontem, vetou um ensaio de tucanos para levar Covas ao seu aniversário, a fim de promover a paz entre o governador e FHC. Ela disse que o compromisso era estritamente familiar.

Pirulito federal
O Planalto já sabe como vai adoçar a boca de Eduardo Azeredo (MG), que ficou ao lado de Covas nos ataques à Lei Kandir. Logo deve sair um financiamento do BNDES para a construção da ferrovias no Estado.

Porteira aberta
O deputado federal Domingos Leonelli (BA) avisou Sérgio Motta (Comunicações) de que sai do PSDB na próxima semana. Deve ir para o PSB. É o primeiro de uma lista de dez tucanos que podem tomar o mesmo caminho.

Regra geral
O Planalto avisou o segundo escalão (secretários e presidentes de estatais) do governo de que vale para eles o que vale para os ministros: quem for candidato em 98 deve sair antes do prazo final de desincompatibilização.

Ensaio de recuo
FHC deve patrocinar uma flexibilização da Lei Kandir, depois de 3 de outubro, prazo final de filiação para quem pretende concorrer nas eleições do ano que vem. Aposta o líder do PSDB na Câmara, Aécio Neves (MG).

Vendendo dificuldades
O Ministério do Planejamento não descarta mudar a Lei Kandir (isenção de ICMS sobre as exportações). Mas adverte que é preciso aprovar uma lei no Congresso, onde o ministro passou seis meses negociando a atual.

Miragem cearense
Pelo menos um tucano comemora abertamente a provável saída de Ciro Gomes do PSDB: é Sérgio Machado, líder no Senado. Acha que a pista ficou desimpedida para sua candidatura ao governo do Ceará. Só falta combinar com Tasso Jereissati.

Família dividida
O ex-prefeito de Presidente Prudente Agripino Lima, que tenta com argumentos valiosos ser candidato do PFL a governador, brigou com o deputado Paulo Lima, seu filho.

O mesmo de sempre
Candidato ao governo paulista, Maluf promete endurecer com o MST e acabar com a política de direitos humanos do secretário da Segurança Pública de São Paulo, José Afonso da Silva.

Jogo para lá de duplo
Quando viu o estrago da declaração de anteontem, Arraes mandou os correligionários dizer a Ciro Gomes que ele não vetara sua filiação ao PSB. Ciro respondeu que só acreditaria se Arraes lhe dissesse pessoalmente.

Praticamente fora
Paulo Hartung deve ir mesmo para o PPS, disputar o governo capixaba aliado ao PTB, ao PSB e ao PDT. Só fica no PSDB se a direção nacional intervier na estadual. O prefeito de Vitória, Veloso Lucas, tende a sair também.

Amizade estranha
Pitta, que elogiou Covas ontem, e Emerson Kapaz, secretário estadual, firmaram parceria para criar a Agência de Desenvolvimento Local de São Paulo.

Intriga na Saúde
Luiz Roberto Barradas, secretário-adjunto da Saúde de Covas, nega ter dito em reunião em Campo Grande que parte do dinheiro da CPMF ia para o caixa de campanha de FHC. Secretários que foram ao encontro dizem que ele fez a afirmação.

Pressa governamental
Foi entregue ontem, três dias antes do prazo, o relatório de impacto ambiental do Rodoanel (anel viário de São Paulo).

Visita à Folha
O governador do Amapá, João Alberto Capiberibe (PSB), visitou ontem a Folha. Estava acompanhado da assessora de imprensa, Celeste Marcondes.

TIROTEIO
Do deputado Corauci Sobrinho (PFL-SP), sobre a lei eleitoral de 98, que deve ser votada na próxima semana na Câmara, proibir ataques a candidatos no horário eleitoral:
- É melhor pedirmos a volta da Lei Falcão (legislação que restringia a propaganda eleitoral no regime militar).

Próximo Texto: Popularidade em baixa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.