São Paulo, sábado, 20 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamar define futuro em reuniões no Rio

CHICO SANTOS
DA SUCURSAL DO RIO

O ex-presidente Itamar Franco tem um fim-de-semana decisivo para a definição de sua eventual candidatura à Presidência em 98. A partir de hoje ele se reúne no Rio com amigos e lideranças políticas, terminando com um encontro na segunda-feira com o também pré-candidato Ciro Gomes.
"Minas nunca começou uma campanha sem ter seu próprio candidato", disse ontem o ex-ministro da Cultura José Aparecido de Oliveira, um dos mais próximos colaboradores de Itamar.
Segundo Aparecido, "Minas admite até terminar a campanha sem candidato, mas nunca começar".
Aparecido disse que Itamar é hoje o mineiro "com maior visibilidade nas pesquisas" para ser o candidato do Estado à Presidência.
Mas antes, segundo o ex-ministro, Itamar quer "ouvir o coração de Minas". Essa auscultação ocorrerá a partir de hoje, no hotel Glória (zona sul do Rio), quando o ex-presidente terá reunião com seu grupo mais próximo.
O grupo é composto pelo próprio Aparecido, pelos também ex-ministros Henrique Hargreaves, Jamil Haddad e Mauro Durante, pelo ex-advogado-geral da União José de Castro Ferreira e outros. O senador Pedro Simon (PMDB-RS) também pode comparecer, embora seu encontro com Itamar seja mais provável de ocorrer na próxima terça, em Brasília.
No domingo, Itamar almoça na casa de Aparecido com o ex-vice-presidente da República Aureliano Chaves, devendo ter depois reuniões com lideranças políticas, mineiras ou não, no mesmo local.
PMDB
Uma dessas reuniões será com o presidente do PMDB, deputado federal Paes de Andrade (CE).
"O PMDB surge como uma solução natural na vida política de Itamar Franco", disse José Aparecido. O ex-ministro lembrou que Itamar foi fundador do MDB, embrião do PMDB, e também do próprio PMDB.
Aparecido disse ainda que é contra o ponto de vista de alguns colaboradores de Itamar que preferem ver o ex-presidente candidato ao governo de Minas. Entre os defensores dessa tese estaria José de Castro Ferreira.

Texto Anterior: Programa pode parar, diz tucano
Próximo Texto: Erundina diz que é normal conviver com ex-pefelistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.