São Paulo, sábado, 20 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Baía será contornada por obras de Niemeyer no Rio

SERGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

Uma das figuras máximas da arquitetura contemporânea, o brasileiro Oscar Niemeyer desenvolve, às vésperas de completar 90 anos, projeto inédito de ocupação da orla de uma cidade. A convite da Prefeitura de Niterói (15 km do Rio), Niemeyer já projetou seis construções em uma extensão de 3,5 km entre o centro da cidade e o bairro litorâneo da Boa Viagem.
As obras idealizadas pelo arquiteto se estenderão ao longo de uma rota que acompanha o contorno da baía de Guanabara.
O trajeto já foi batizado: Caminho Niemeyer. A idéia do prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira (PDT), é inaugurar o Caminho Niemeyer no ano 2000. A prefeitura ainda não tem estimativa do custo total do projeto.
O Caminho Niemeyer já tem um de seus extremos concluídos -o prédio do MAC (Museu de Arte Contemporânea) de Niterói, no mirante da Boa Viagem.
A outra ponta do Caminho Niemeyer será a nova estação hidroviária, de onde partirão as barcas de passageiros que ligam Niterói ao Rio.
A área onde ficarão as obras é quase toda formada por aterros sobre a baía. Com a urbanização da área, ocupada em parte pelo campus da UFF (Universidade Federal Fluminense), e a inauguração do MAC, o prefeito teve a idéia de pedir a Niemeyer que planejasse, do ponto de vista arquitetônico, a ocupação do trajeto entre as barcas e o museu.
Primeiramente, o arquiteto projetou a nova estação das barcas. A seguir, uma praça, com quatro construções: um teatro, um centro de convenções, um restaurante e uma capela avançada sobre o mar.
Niemeyer projetou um aquário de peixes para a praça. Mais adiante, junto à praia do Gragoatá, Niemeyer preparou o projeto da nova catedral de Niterói. A pedra fundamental será benzida pelo papa João Paulo 2º, na visita ao Rio, em outubro.

Texto Anterior: Filho vai visitar Vera Fischer
Próximo Texto: Pitta usa robô para 'animar' inauguração
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.