São Paulo, sábado, 20 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atraso lucrativo; Nova barreira; No meio do caminho; Soltando rojões; No topo; Sem café; Horizonte limitado; Mercado global; Trocando instrumentos; Salgando a conta; Do mesmo tamanho; Pelo computador; Contabilizando bits; Abrindo as portas

DO MESMO TAMANHO

Atraso lucrativo
Mesmo com o aumento da multa na importação, continua compensando atrasar o pagamento e pegar um financiamento de curto prazo no exterior para produtos com menor grau de concorrência, como presentes, artigos de decoração, cristais etc.

Nova barreira
A nova multa, porém, serve para impedir o esquema financeiro para os setores que trabalham com margens mais reduzidas, como o de alimentos.

No meio do caminho
Para os analistas, com o aumento da multa, o governo promove uma troca: admite maior pressão no câmbio no curto prazo contra uma expectativa de queda das importações de Natal. Pelo visto, o objetivo será conseguido em parte.

Soltando rojões
A Philips bateu, no Brasil, o recorde mundial mensal de vendas do conjunto de amplificador com processador dolby e cinco caixas para "home-cinema": 3.500 unidades, ao preço médio de R$ 1.300.

No topo
Pesquisa da Philips revela: no Brasil, 1 milhão de casas possuíam TVs de tela grande no fim de 96 e 500 mil, também vídeo estéreo.

Sem café
A Abecafé (Associação Brasileira dos Exportadores de Café) rejeita a avaliação de analistas, de que a queda das exportações se deve a uma retenção de estoques. Para ela, existe mesmo é escassez.

Horizonte limitado
Para Edson Vaz Musa, "parece que o Cade ainda pensa em um Brasil fechado". Segundo ele, com "as fronteiras abertas, é preciso avaliar a concorrência, no mínimo, nos países do Mercosul."

Mercado global
Gesner Oliveira, do Cade, discorda de Musa. "Consideramos, sim, a concorrência com os importados." Para ele, há setores que, apesar da abertura, possuem barreiras técnicas à livre concorrência internacional, como remédios ou material de construção.

Trocando instrumentos
Segundo Gesner, com a globalização, a defesa comercial vem sendo substituída pela defesa da concorrência. "No Mercosul, temos o protocolo de Fortaleza. Ele vai substituir os instrumentos antidumping de cada país."

Salgando a conta
O crédito na compra de máquinas agrícolas do Banco do Brasil, após 15 dias de suspensão, foi normalizado. O "spread" subiu de 2,5% para 4,57% a 5,29%.

O Morgan Stanley prevê que o déficit em conta corrente do Brasil deve se estabilizar em 98 e a amortização da dívida externa, cair.

Pelo computador
O TRT da 2ª região tem agora o TRT-mail, para enviar informações sobre ações trabalhistas por e-mail para os advogados. Ainda em 97, começa a funcionar o TRT-pager.

Contabilizando bits
O Ibef vai fazer um levantamento de qual o percentual de investimento de mil empresas paulistas em hardware, software, consultoria e treinamento em informática.

Abrindo as portas
A Arapuã inaugura, na terça, loja no Shopping ABC Plaza, em Santo André. Investiu R$ 21,2 milhões no primeiro semestre.

E-mail: painelsa@uol.com.br

Texto Anterior: BC aumenta multa para importação
Próximo Texto: Uma espécie ameaçada?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.