São Paulo, sábado, 20 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hipermercados voltam a reajustar preços

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

Passada a guerra de promoções da primeira quinzena, devido ao aniversário de uma das grandes redes, os supermercados e hipermercados voltaram ao ritmo normal de ofertas. A consequência foi o aumento dos preços no setor.
Nesta semana, os hipermercados -onde se travaram as maiores batalhas do setor-, reajustaram em 1,05% seus preços. Na primeira quinzena, a queda tinha sido de 2,09%.
Nos supermercados, a alta de preços desta semana foi de 0,59%, contra queda acumulada de 1,76% na primeira quinzena. Os dados são do Datafolha, que pesquisa preços em 18 supermercados e 18 hipermercados de São Paulo.
A pesquisa engloba cem itens nos setores de alimentos, produtos de higiene e de limpeza. Nesta semana foram feitas 7.334 coletas de preços.
Omar Assaf, presidente da Associação Paulista de Supermercados, diz que esse comportamento do setor já era esperado. Os preços, que estão retornando para o patamar normal, devem voltar a subir na próxima semana, diz ele.
Apesar dessa recuperação, o faturamento do setor neste mês deve ser inferior ao de agosto, afirmou Assaf.
O setor não espera mudança de tendência nos próximos meses, ou seja, as vendas vão continuar baixas, com o balanço deste ano sendo desfavorável em relação a 96.
Em razão dessa incerteza quanto às vendas de fim de ano, os supermercados estão cautelosos e vão administrar as compras, fazendo encomendas só a curto prazo. A pesquisa do Datafolha desta semana mostrou que um dos produtos que mais estão subindo é o arroz. O produto está 20% mais caro no atacado, percentual que deve ser repassado para o consumidor nas próximas semanas.
O Datafolha constatou, ainda, que o custo dos alimentos básicos ficou estável na semana (mais 0,06%), enquanto a cesta básica teve reajuste de 1,69% na semana, segundo pesquisa do Procon e Dieese.

Texto Anterior: Números indicavam drible
Próximo Texto: Livro explica o estilo brasileiro de administrar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.