São Paulo, sábado, 20 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cozinheiros eram russos; Equipamento contra o frio

Cozinheiros eram russos
Para fazer uma expedição, as pessoas têm de planejar o que vão vestir e comer. A comida da aventura foi feita por Olga e Piotr, ambos da Rússia. O café da manhã tinha chá, queijos e geléias.

Equipamento contra o frio
Em Terskol, o grupo enfrentou temperaturas entre zero e 15 graus negativos. Foi necessária roupa de material especial. Cada escalador tinha dois pares de botas, meias de lã e polainas, proteção para não entrar gelo nas pernas.
Cada aventureiro vestiu três calças. A colada ao corpo era de poliéster. Depois, uma de lã e por último uma de náilon. Eles usaram também duas camisetas de poliéster, dois agasalhos e jaqueta de náilon.
Levaram luvas, capuz e óculos com proteção lateral. Só a boca ficava em contato com o ar. Para escalar, cada um colocou um acessório embaixo da bota que tem pontas de metal, para andar na neve sem escorregar.
Por causa do peso das mochilas, o grupo teve de usar um bastão de esquiador como apoio e uma piqueta, espécie de martelo que se fixa no gelo e ajuda a descer e subir.

Texto Anterior: Vento levantava bolinhas de gelo
Próximo Texto: São Paulo comemora Cosme e Damião
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.