São Paulo, terça-feira, 23 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Usinas e destilarias aumentam 5,69% o volume de cana moída

DA REPORTAGEM LOCAL

Nos últimos cinco anos, as 133 usinas e destilarias do Estado de São Paulo ampliaram em 5,69% ao ano a quantidade de cana moída.
Na safra 92/93, o Estado moeu 136,6 milhões de t de cana, enquanto que na safra 96/97 foram moídas 174,4 milhões de t.
As chamadas novas usinas, que surgiram a partir do Proálcool, foram as que apresentaram maior crescimento, 12,87%, seguidas pelas destilarias que só produzem álcool, com um crescimento de 10,29% no Estado.
Já as tradicionais usinas, que totalizam 69 unidades, concentradas principalmente nas regiões de Ribeirão Preto, Piracicaba e Bauru, tiveram um acréscimo de 3,8% na quantidade de cana moída.
Os números fazem parte de um levantamento realizado pela Unica (União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo) que será divulgado esta semana.
Devido a esse aumento de cana moída, as unidades produtoras ampliaram, no mesmo período, em 12,21% a produção de açúcar e em 3,16% a de álcool ao ano.
Segundo o presidente da Unica, Sérgio Ometto, os números refletem a crise que o setor vem enfrentando com o álcool.
Para Ometto, "o álcool não tem preços recompensadores, e a distribuição ao longo de 12 meses tem levado as unidades a concentrar sua produção no açúcar, como forma de alavancar recursos".
Por outro lado, diz o presidente da Unica, as unidades que só trabalham com álcool estão aumentando a produção para reduzir seus custos fixos. "Apesar da produção de álcool ter um crescimento total neste período de 13,24%."
Pelo menos 11 mil produtores fornecem cana às usinas e às destilarias. O setor gera 600 mil empregos diretos. Ocupa 2,5 milhões de ha. Para esta safra, deve aumentar em 5% o volume de cana e movimentar US$ 7,1 bilhões.

Texto Anterior: Algodão e soja ganham espaço, milho e feijão perdem área em SP
Próximo Texto: Doenças geram perdas de R$ 1 bi por ano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.