São Paulo, terça-feira, 23 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Unesp orienta os produtores

DA REPORTAGEM LOCAL

A Unesp (Universidade Estadual Paulista), de Botucatu (225 km a noroeste de São Paulo), oferece orientações sobre qual o tipo ideal de trator e colheitadeira deve ser usado pelo agricultor.
Carlos Antonio Gamero, professor de máquinas e mecanização da universidade, diz que normalmente o produtor acaba comprando uma máquina que possui um potencial acima de sua necessidade.
"Às vezes isso ocorre por impulso da revenda. Outras, pela própria disponibilidade financeira do agricultor", diz Gamero.
O professor da Unesp afirma que quando o produtor for investir em um novo equipamento agrícola, deve levar em consideração o tipo de operação que irá realizar, a área a ser executada e o tempo disponível para o trabalho no campo.
"Assim, ele terá condições de dimensionar o trator e o implemento corretos para suas tarefas."
Outra fator indispensável é o serviço de assistência técnica. "O produtor deve se informar para saber como funciona a assistência técnica de um determinado fabricante na sua região. Caso ele tenha um problema em plena operação, a qualidade desse serviço é fundamental", diz o professor.

Onde saber mais - Unesp, tel. (014) 821-3883.

Texto Anterior: Como financiar a compra de tratores e colheitadeiras
Próximo Texto: Bancos emperram as operações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.