São Paulo, terça-feira, 23 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Processo de cassação será votado no dia 8

Parecer sai no final do mês

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O processo de cassação dos mandatos dos deputados Chicão Brígido (PMDB-AC), Osmir Lima (PFL-AC) e Zila Bezerra (PFL-AC) -acusados de ter recebido dinheiro para votar a favor da emenda da reeleição- deverá ser votado no próximo dia 8 de outubro.
O deputado federal Nelson Otoch (PSDB-CE), relator do processo na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), disse ontem que até o final deste mês vai concluir o parecer, mas não adiantou se vai propor ou não a cassação dos mandatos dos três.
"Não seria compatível com a minha condição de relator dar uma idéia do que concluiremos", afirmou Otoch.
A representação contra os deputados foi encaminhada pela Mesa da Câmara -grupo de deputados que dirige a Casa- à CCJ no último dia 22 de maio.
"Esse é um processo complexo. O relator precisa analisar vários depoimentos com mais de três horas", disse o presidente da CCJ, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).
Em gravações obtidas pela Folha, os ex-deputados Ronivon Santiago e João Maia, ambos do Acre, dizem que receberam R$ 200 mil para votar a favor da reeleição. Ronivon disse que Chicão, Osmir e Zila também receberam.
Ronivon e Maia envolveram ainda os governadores Amazonino Mendes (PFL-AM) e Orleir Cameli (PFL-AC) e o ministro Sérgio Motta (Comunicações) como participantes do esquema.
Os dois deputados renunciaram para evitar a cassação dos seus mandatos e se negaram a prestar depoimento na CCJ. Os demais envolvidos negaram qualquer participação na negociação de votos.
Com base nos depoimentos, parte dos deputados da comissão entende que Otoch não terá elementos para propor a cassação dos três deputados. "Eu não dependo apenas dos depoimentos. Há uma série de documentos e de outras informações às quais eu tive acesso e os deputados da comissão, não", disse o relator.

Texto Anterior: Oposição se divide sobre lei eleitoral
Próximo Texto: 'Real foi um processo histórico', diz Amaral
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.