São Paulo, terça-feira, 23 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presos policiais por espancar menores

Eles podem ser expulsos da corporação

ABNOR GONDIM
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Seis policiais militares foram presos ontem por terem espancado dois adolescentes infratores que fugiram no último sábado do Caje -órgão do governo do DF onde ficam detidos menores que cometeram infrações penais.
A assessoria do governador Cristovam Buarque (PT) informou que o Comando da PM determinou a prisão disciplinar por três dias dos seis policiais envolvidos. Um cinegrafista amador filmou o espancamento. As imagens foram mostradas ontem pela TV Brasília, afiliada da Rede Manchete.
Os PMs irão responder a inquérito e poderão ser expulsos da corporação. O espancamento ocorreu na recaptura dos adolescentes.
Os PMs envolvidos são os soldados Antonio Santana Carvalho Conceição, Adauto Campos de Araújo, João Rabelo Sobrinho, Jairo Sampaio, Adilson Correia Viana e Fernando Silva Alves.
Uma das cenas mostra um adolescente já imobilizado, que pede aos PMs para não ser agredido. Ele leva pontapés e socos depois de ser retirado debaixo de um carro.
PMs e funcionários do Caje aparecem nas cenas se cumprimentando pela captura dos adolescentes. Um PM foi filmado reclamando de dores em uma perna, após chutar um dos menores.
Sindicância
O diretor do Caje, Paulo Reis, e os funcionários do órgão irão responder à sindicância e podem ser demitidos. Eles viram pelo menos uma das agressões praticadas pelos policiais.
Reis negou que tivesse acompanhado as sessões de espancamento. Ele disse que chegou ao local após a violência.
Em uma cena mostrada pela TV Brasília, Reis aparece perto do carro do Caje no momento em que os PMs agridem os menores.
Na sequência das imagens, um funcionário do órgão coloca um capuz para participar da agressão contra os adolescentes. O principal objetivo da sindicância instaurada no Caje será apurar como ocorreu a fuga.

Texto Anterior: Esquinas ficam sem PMs
Próximo Texto: Manabu Mabe morre aos 73 anos em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.