São Paulo, terça-feira, 23 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carro 'cheio' ganha faixa especial em SP

Esquema quer premiar carona

ROGERIO SCHLEGEL
DA REPORTAGEM LOCAL

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai criar uma faixa exclusiva para carros com três ou mais ocupantes na Radial Leste, em São Paulo, a partir da próxima segunda-feira.
A idéia é estimular o chamado transporte solidário, baseado na carona, visto como uma das formas de combater os congestionamentos na cidade. A faixa adicional, batizada de "faixa três", deve ter maior fluidez que as demais.
Segundo a CET, os carros que passam pela radial têm em média 1,5 passageiro. O novo esquema será adotado no pico da manhã, das 7h às 10h, no sentido zona leste-centro.
"A idéia é manter para sempre esse esquema, que tem caráter de teste. Em três ou quatro meses, vamos verificar se a faixa três faz com que os motoristas andem com mais gente no carro", diz Nelson Maluf El-Hage, presidente da CET.
Para ganhar a faixa adicional, a CET vai inverter uma das faixas do sentido centro-zona leste, que tem menor movimento no pico da manhã e perderá uma faixa.
A faixa três irá do viaduto Pires do Rio, sobre a avenida Salim Farah Maluf, até o viaduto do Glicério, num percurso de 5,2 quilômetros. Só será possível entrar no início do trecho e sair em seu final.
Controle por multa
Para controlar o uso da faixa três, a CET irá multar os carros que a usarem sem estar ocupados por pelos menos três pessoas. O valor da multa será de R$ 43,71.
Segundo El-Hage, não haverá multa nas primeiras duas semanas. Esse período pode ser prolongado, caso o motorista mostre dificuldade em assimilar a novidade.
No pico da tarde não haverá inversão, porque há movimento intenso nos dois sentidos da radial.
A CET vai negociar com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente para difundir o programa que organiza caronas entre conhecidos.

Texto Anterior: Teste antipoluição reprova 35% dos carros
Próximo Texto: Câmara vota hoje rodízio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.