São Paulo, terça-feira, 23 de setembro de 1997
Texto Anterior | Índice

Seminário no Instituto Goethe discute Adorno e Horkheimer

DA REDAÇÃO

O seminário "Os Cinquenta Anos da 'Dialética do Esclarecimento' de Adorno e Horkheimer", que ocorre hoje e amanhã, no Instituto Goethe, reúne brasileiros e alemães para debater a obra da dupla da Escola de Frankfurt, publicada pela primeira vez em Amsterdã. A entrada é gratuita.
Participam, entre outros, os professores Gerhard Schweppenhãuser, da Bauhaus, Christoph Türcke, da universidade de Leipzig, Jeanne-Marie Gagnebin, da PUC-SP e Unicamp, e Gabriel Cohn, da USP.
A principal hipótese de leitura que será discutida parte do princípio de que Adorno e Horkheimer retomam a tríplice crítica kantiana da razão, analisando à luz de uma questão histórica precisa: o desenvolvimento da racionalidade ocidental (científica, moral e artística) e sua relação com o advento do anti-semitismo na forma nazista.

O quê: Os Cinquenta Anos da "Dialética do Esclarecimento" de Adorno e Horkheimer
Onde: Instituto Goethe (r. Lisboa, 974, tel. 280-4288)
Quando: hoje e amanhã, às 17h e 20h

Texto Anterior: Penderecki rege Orquestra Sinfonia Varsóvia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.