São Paulo, terça-feira, 23 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guerrilheiro deixou carta póstuma aos cinco filhos

RODRIGO LEITE
DO ENVIADO ESPECIAL

Camilo Guevara March é o terceiro dos cinco filhos de Ernesto Che Guevara -o mais velho entre os homens. Quando ele nasceu, em 1962, o guerrilheiro argentino já acalentava a possibilidade de deixar Cuba para espalhar a revolução socialista pelo mundo, principalmente pela África e pela América Latina.
Como se sabe, o plano de levar o socialismo para fora da ilha foi um fracasso político. Além disso, por conta da aventura, Che passou os dois últimos anos de vida afastado da família. Para os cinco filhos, o guerrilheiro deixou uma carta que só devia ser lida quando ele morresse. "Vocês quase não se lembrarão de mim, e os menores não se lembrarão de nada em absoluto (...). Cresçam como bons revolucionários. Estudem muito para serem capazes de conhecer as técnicas que permitem dominar a natureza."
Segunda mulher
À sua segunda mulher, Aleida March (mãe de Camilo, loira como ele), Guevara teria recomendado, segundo o biógrafo Jon Lee Anderson (autor de "Che Guevara - Uma Biografia"), que ela voltasse a se casar, pois foi isso que a maioria das mulheres de guerrilheiros mortos em combate fez.
Com sua primeira mulher, Hilda, Ernesto Che Guevara teve apenas uma filha, Hilda Beatriz. Ambas já morreram.
Com Aleida foram quatro filhos -Aleidita, Camilo, Celia e Ernesto. Se fosse vivo, Guevara estaria com 69 anos e já seria bisavô, por parte de Hilda.
(RL)

Texto Anterior: 'Ano Guevara' deixa irritado filho de Che
Próximo Texto: Israelenses sofrem ataque na Jordânia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.