São Paulo, terça-feira, 23 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA querem prova da segurança da Mir para mandar tripulantes

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, anunciou ontem em Moscou que o governo de seu país quer garantias de que a estação espacial russa Mir está segura.
Sem essa garantia, segundo Gore, o ônibus espacial norte-americano Atlantis não deverá ser lançado para se acoplar à Mir no dia 27, conforme previsto, levando suprimentos e peças de reposição.
Gore, que está em Moscou desde anteontem, anunciou a decisão de seu governo ao final da reunião da Comissão Bilateral de Cooperação Econômica e Técnica entre os EUA e a Rússia.
No intervalo da reunião, porém, o diretor da agência espacial russa, Iuri Koptev, anunciou que Gore e o primeiro-ministro russo, Viktor Tchermomirdim, decidiram continuar o programa espacial conjunto dos dois países, apesar dos acidentes e dificuldades enfrentados pela estação espacial Mir.
Os dois anúncios ocorreram no momento em que a Mir estava havia dois dias com falhas no controle do ar em seu interior, além de avarias no sistema de posicionamento na órbita terrestre.
Quando o sistema de posicionamento falha, os painéis solares que captam energia do Sol não ficam devidamente posicionados, o que impede que sejam recarregadas as baterias da estação.
Ontem, segundo o Centro de Controle de Vôos Espaciais da Rússia, os três tripulantes da Mir tiveram de desligar diversos equipamentos e instrumentos para economizar energia. O centro anunciou ontem no final da tarde que as avarias foram corrigidas.
Em fevereiro deste ano, a Mir teve um princípio de incêndio a bordo. Em junho, a estação teve uma colisão com uma nave de carga não tripulada, que foi considerada o acidente mais grave nos 11 anos de missão. O lançamento do Atlantis está previsto para a próxima quinta-feira.

Texto Anterior: Presidente argentino anuncia aumento em aposentadorias
Próximo Texto: Voluntários querem testar vacina para Aids
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.