São Paulo, quarta-feira, 24 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PSB do Ceará veta entrada de Ciro Gomes no partido

PAULO MOTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

A Executiva estadual do PSB cearense divulgou nota em Fortaleza vetando a entrada no partido do ex-governador Ciro Gomes.
O vereador Sérgio Novaes (PSB), membro da Executiva, disse que a decisão foi tomada porque a experiência histórica demonstra que Ciro Gomes e o PSB cearense nunca tiveram afinidades ideológicas.
"Fazemos oposição ao PSDB do Ceará desde o governo do Ciro Gomes. Se ele próprio disse que não é de esquerda nem socialista, então não tem sentido apoiarmos a entrada dele", diz Novaes.
Novaes repete o que disse na quinta passada o presidente nacional do PSB, Miguel Arraes. No dia seguinte, Arraes voltou atrás.
Na nota de ontem, o partido diz que vê Ciro como um "um dos principais artífices do projeto neoliberal em nosso Estado".
Preparação
A definição do PSB cearense faz aumentar a probabilidade de Ciro Gomes negociar sua entrada no PPS (Partido Popular Socialista), caso realmente saia do PSDB.
O senador Roberto Freire (PPS-PE) passou a tarde de ontem em Fortaleza preparando o diretório local para a possibilidade de Ciro Gomes se filiar ao partido.
"Conversei com os companheiros e posso garantir que o Ciro será bem recebido no PPS", afirmou.
Freire disse que não tem "nenhum indicativo concreto" de que Ciro optará pelo PPS, mas "tem elementos" para crer que essa possibilidade cresceu.
A entrada no PPS é vista por amigos de Ciro Gomes como a ruptura menos radical com o PSDB e com o governador Tasso Jereissati.
No Ceará, o PPS é uma espécie de sublegenda tucana, dando abrigo a políticos que não têm espaço no PSDB. O partido sempre se coligou com o PSDB no Estado. Segundo Freire, o PPS cearense tem quatro prefeitos e cerca de 50 vereadores.
Freire foi ao Ceará para ver Ciro, mas a reunião foi desmarcada.

Texto Anterior: Enfado popular
Próximo Texto: PT quer que Itamar faça uma 'oposição radicalizada' a FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.