São Paulo, quarta-feira, 24 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT quer que Itamar faça uma 'oposição radicalizada' a FHC

Presidente do partido se encontra no Rio com o ex-presidente

MÁRIO MOREIRA
DA SUCURSAL DO RIO

O presidente nacional do PT, José Dirceu, disse ontem que o ex-presidente Itamar Franco deveria fazer uma "oposição radicalizada" ao governo Fernando Henrique Cardoso.
Itamar é o atual embaixador do Brasil junto à OEA (Organização dos Estados Americanos).
"Se o Itamar ouvir Minas e o Brasil, ele vai se juntar a nós num programa de mudanças radical. O que se espera de homens como ele é que virem oposição ao governo", afirmou Dirceu, ao chegar ao hotel Glória (zona sul do Rio), às 18h45, para um encontro com o próprio Itamar.
Dirceu não quis analisar o nome do ex-presidente como opção para disputar a próxima eleição presidencial como representante de uma frente de centro-esquerda.
"Itamar está no governo, é embaixador na OEA, vai conversar com o presidente na quinta-feira (amanhã), pode se candidatar ao governo de Minas, a presidente, pode ter o apoio do Fernando Henrique. Por que vou responder a isso?"
Antes do encontro com Itamar, Dirceu teve uma reunião com o ex-governador e presidente do PDT, Leonel Brizola, na casa deste, em Copacabana (zona sul). Segundo Dirceu, o principal ponto da conversa foi a necessidade de a oposição derrubar o projeto de lei eleitoral que o governo quer aprovar.
"Esperamos que o PMDB e o PPB cumpram o acordo com o bloco das oposições e votem pela manutenção do texto aprovado na Câmara. Do jeito que está o projeto, o governo nos cerceia nos meios de comunicação e tem R$ 500 milhões para usar em publicidade", disse Dirceu.
Segundo ele, Brizola reiterou a disposição de "marchar junto" com o PT na eleição de 98.
O presidente de honra do PSB, Jamil Haddad, que também participaria do encontro com Itamar, disse que o ex-presidente é a melhor opção para a frente de centro-esquerda que seu partido pretende montar para 98.
Deu a entender que o ex-ministro Ciro Gomes não é o candidato ideal dessa frente. "O perfil do Itamar inspira mais confiança. Tem um passado e um presente de coerência."
Na opinião de Haddad, uma dobradinha Lula-Brizola para a Presidência não teria chances de êxito. "Só os votos da esquerda não elegem o presidente."
Álvaro Valle, presidente do PL, que esteve com Itamar à tarde, disse que seu partido apoiará o ex-presidente na corrida presidencial, independentemente do partido em que esteja.

Texto Anterior: PSB do Ceará veta entrada de Ciro Gomes no partido
Próximo Texto: Oposição vai tentar unificar propostas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.