São Paulo, quarta-feira, 24 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cresce investimento externo em Cuba

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O ministro do Investimento Estrangeiro e da Colaboração Econômica de Cuba, Ibrahim Ferradaz, disse ontem que já chegam a 300 as associações de capitais estrangeiros com o Estado, distribuídos por 34 setores da economia.
Cuba está utilizando um modelo de zonas francas, nas quais já estão operando 140 empresas. São duas as zonas e outras duas serão inauguradas, uma em Mariel, a 50 quilômetros de Havana, e outra em Cienfuegos, no centro-sul da ilha.
Ferradaz informou que atualmente 3.200 cubanos prestam serviços de apoio em países em desenvolvimento, entre os quais estão 200 médicos que trabalham na África do Sul.
Os cubanos estão incorporando também os princípios capitalistas de defesa de propriedades e marcas. Ontem, a empresa cubana Habanos S/A abriu uma campanha contra a imitação do nome "Cohiba", uma das marcas de charuto mais famosas do mundo.
A divisão de marketing da empresa denuncia os planos de utilização de sua marca pela norte-americana General Cigars Co.

Texto Anterior: A camisa-de-força dos planos de saúde
Próximo Texto: As razões da Odebrecht
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.