São Paulo, quarta-feira, 24 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Resolvedor de problemas

EDSON FREGNI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Eu não consigo pensar em mim com outra profissão. Sou engenheiro e amo meu ofício, a ponto de me achar privilegiado por isso.
Sou professor de engenharia na Escola Politécnica e a isso me dedico com prazer e profundo respeito.
Ao longo de minha vida profissional, fui projetista de computadores, pesquisador, gerente de equipes de venda, diretor de marketing, diretor de fábrica, empresário, consultor e, hoje, sou diretor de banco. Pode parecer estranho, mas essas atividades, do ponto de vista do engenheiro, são muito semelhantes.
Soluções
O engenheiro é um resolvedor de problemas.
Um engenheiro é treinado para utilizar a tecnologia na formulação de soluções de problemas das mais diversas naturezas.
O treinamento na universidade é dirigido para uma particular área de atuação, por isso existem engenheiros mecânicos, eletrônicos, químicos e em muitas outras especializações.
Eu acredito que o exercício da engenharia transcende a essas áreas, e tem mais a ver com a forma como o profissional enfoca (modela) uma situação e formula as soluções desejadas do que com as especialidades. É por isso que os engenheiros são profissionais que se distinguem em tantas arenas diferentes.
Humanismo
Engenharia é também parte de ciências humanas.
Olhar a engenharia como ciência exata é reduzir seu enfoque.
As soluções buscadas não são exclusivamente técnicas, mas se caracterizam também pela busca (não exata) de equilíbrios entre custo, qualidade, funcionalidade, estética, prazos, segurança e muitos outros fatores.
O bom engenheiro decide com o coração e não com a calculadora. Os modelos técnicos servem para orientar e explicar, e não para ditar.
Conselho
Ao jovem que cogita tornar-se um engenheiro, o único conselho que eu gostaria de dar é que se esforce para cursar uma boa escola de engenharia.
É a escola que molda o profissional. Uma boa escola tem bons estudantes e bons professores, formando um ambiente de relações que faz toda a diferença, não apenas durante os anos de estudante, mas durante toda a vida profissional.

Texto Anterior: Prática é requisito necessário
Próximo Texto: Programa dá ao Macintosh aparência do 'Windows 95'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.