São Paulo, quarta-feira, 24 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa dá ao Macintosh aparência do 'Windows 95'

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Quem quiser pode deixar o Mac com jeitão de PC, ficando com a tela igualzinha à apresentada pelo "Windows 95".
Isso é resultado de novas brincadeiras de programadores, que utilizam facilidades do sistema operacional "Mac OS" (programa que gerencia as funções básicas do computador).
O "Mac OS" é um sistema baseado em extensões, pequenos programinhas que adicionam funções ao sistema operacional.
Geralmente, a primeira coisa que um programador de Mac faz quando começa a desenvolver é uma extensãozinha que muda algo que ele não gosta no sistema.
Personalização
O "Mac OS 8" ampliou as possibilidades de customização do Mac, incorporando no sistema a possibilidade de colocar figuras de fundo de tela, além dos tradicionais padrões de Desktop.
Outra novidade foi o Menu Contextual (CM), um sucesso generalizado entre os programadores, que em poucas semanas já multiplicaram sua funcionalidade com inúmeros módulos novos.
Hoje existem módulos de CM que permitem que um clique do mouse, por exemplo, o usuário comprima ou descomprima arquivos.
Entre os alteradores de interface, a moda atual é o "Kaleidoscope", de Greg Landweber.
O "Kaleidoscope" dá uma mexida geral na cara do Mac, alterando cores e formas de menus, barras de progresso, ícones e janelas.
O programa virou moda porque, com um pouco de habilidade e um
programinha freeware da Apple ( ResEdit), qualquer um pode faze seu próprio esquema.
Hoje existem centenas de esquemas de "Kaleidoscope" na Web para você escolher.
Alguns trazem ilustrações barrocas, outros colocam pedras preciosas nas janelas. Da até para deixar seu Mac com cara de "Windows95", NeXT ou Unix.
Novas versões
Nas próximas versões do sistema operacional, a Apple deve radicalizar a personalização do Desktop, melhorando o painel de controle de Aparências do "Mac OS".
Na versão do sistema prevista para meados do ano que vem, será possível mudar não só a cara do sistema, mas também algumas funções e itens de menu.
Uma mesma máquina poderá ter várias interfaces, de acordo com o usuário que a estiver utilizando no momento.
O usuário experiente terá acesso a todos o recursos do sistema, enquanto um novato, ou uma criança, verá um menu bem mais simples. Esse espaço de trabalho poderá ser compartilhado em rede.

Onde saber mais:CM Central: http://www.interdesign.ca/cmcentral
Kaleidoscope: http://www. kaleidoscope.net/

Texto Anterior: Resolvedor de problemas
Próximo Texto: Intel lança memória mais veloz
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.