São Paulo, quarta-feira, 24 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reunião inócua e vitoriosa

FERNANDO RODRIGUES

Brasília - Amanhã estarão em Brasília as altas cúpulas da oposição. Ou do que restou dela, depois que o PSDB, a mando de Sérgio Motta, e o PFL passaram a cooptar deputados e governadores pelo país inteiro.
Lula, Brizola, Arraes e outros tendem a fazer uma reunião inócua. O resultado prático deve ser apenas a definição de outra data para um próximo encontro. O que já será uma vitória para a oposição, dada a desunião histórica da esquerda.
Da parte do PT, está cada vez mais evidente que Lula será mesmo candidato a presidente. Não que o líder petista bata o pé por isso. Muito pelo contrário. Só que ele é hoje o único nome que unifica o partido.
O problema é que a definição de uma candidatura petista sepulta as chances de a oposição escolher um nome unificado contra FHC.
O PDT, de Brizola, transformou-se em coadjuvante na articulação pela formação de uma frente. O partido tem expressão concentrada em poucos Estados. Além disso, perdeu o monopólio do discurso de aproximação com o centro para o PSB.
O PSB, pelo seu lado, já tem problemas demais para o seu tamanho. Seus poucos filiados estão em estado de conflagração no Pará e no Amapá por causa de uma eventual candidatura de Ciro Gomes.
Ontem à noite, Miguel Arraes reuniria a direção do PSB em Recife. Tentará debelar os focos de incêndio em sua legenda. Hoje, o governador pernambucano receberia Lula e José Dirceu.
Por tudo isso, dadas as dificuldades que a oposição enfrenta, já é quase um milagre que consiga reunir seus líderes amanhã, em Brasília, em clima pacífico e de suposta conciliação.
*
Ainda sobre o almoço dos dirigentes tucanos de uma semana atrás. Um detalhe captado por um dos comensais: "Ele andava comendo verdurinhas, legumes. Agora, voltou a despejar comida no prato. Está comendo muito e parece que voltou a engordar".
"Ele" é o ministro das Comunicações, Sérgio Motta.

Texto Anterior: A freirinha no bordel
Próximo Texto: Filhos de Lobato
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.