São Paulo, sexta-feira, 26 de setembro de 1997
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Verba para fura-fila cai pela metade

DA REPORTAGEM LOCAL

Principal projeto eleitoral de Celso Pitta, o fura-fila vai dispor de R$ 150 milhões no Orçamento de 1998 da Prefeitura de São Paulo.
A proposta orçamentária terá de ser encaminhada até o dia 30 à Câmara. A verba de 98 equivale a metade da destinada pelo ex-prefeito Paulo Maluf para o novo sistema de transporte na proposta orçamentária de 97. Em 96, emendas dos vereadores do PPB (o partido de Pitta e Maluf) reduziram a verba para R$ 50 milhões.
A primeira linha vai ligar o Sacomã (zona sudeste de São Paulo) ao parque D. Pedro (centro) e deverá estar pronta em setembro de 1998.
Fura-fila é o apelido do VLP (Veículo Leve sobre Pneus). É um ônibus biarticulado, que circulará em vias elevadas ou no nível do solo e será movido a energia elétrica. Sua trajetória será fixada por roldanas presas em canaletes. Será explorado em regime de concessão.
Duas sugestões de design para o fura-fila foram apresentadas ontem em maquete ao prefeito Celso Pitta. Os projetos foram elaborados pelas empresas Marcopolo e Caio (Companhia Americana Industrial de Ônibus), a convite da Prefeitura de São Paulo.
Outras quatro empresas foram convidadas e estão desenvolvendo projetos para o veículo. O melhor modelo deverá ser adotado.
"O projeto foi baseado no design apresentado na campanha eleitoral", disse Marcelo Ferreira de Castilho, da Caio. Oswaldo Mellone, da Marcopolo, desenhou um modelo em amarelo e prata. Pitta disse que haverá desapropriações perto da rua da Mooca.

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