São Paulo, sexta-feira, 26 de setembro de 1997
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Verbas para fura-fila caem pela metade

DA REPORTAGEM LOCAL

Principal projeto eleitoral de Celso Pitta, o fura-fila vai dispor de R$ 150 milhões no Orçamento de 1998 da Prefeitura de São Paulo.
A proposta orçamentária terá de ser encaminhada até o dia 30 de setembro para a Câmara Municipal de São Paulo.
A verba do ano que vem é equivalente à metade do que a destinada pelo ex-prefeito Paulo Maluf para o novo sistema de transporte na proposta orçamentária de 1997.
No ano passado, porém, emendas dos vereadores do próprio PPB (o partido de Celso Pitta e Paulo Maluf) reduziram a verba disponível para R$ 50 milhões.
Isso ocorreu porque os vereadores haviam se rebelado contra o prefeito, exigindo o controle político das administrações regionais. A redução de verbas não deve se repetir neste ano.
Francisco Christovam, presidente da SPTrans (São Paulo Transporte, empresa que gerencia o transporte coletivo por ônibus na cidade), diz que a verba prevista para 1998 é suficiente para construção da primeira linha.
A linha vai ligar o Sacomã (zona sudeste de São Paulo) ao parque D. Pedro (região centro) e deverá estar pronta em setembro de 1998, um mês antes das eleições.
Veículo leve
Fura-fila é o apelido do VLP (Veículo Leve sobre Pneus). O novo meio de transporte é um ônibus biarticulado que circulará em vias elevadas ou no nível do solo.
O veículo será movido a energia elétrica, e a sua trajetória será fixada por roldanas presas em canaletes. Desse modo, o motorista vai apenas acelerar e frear o veículo, não precisando orientar a direção.
O VLP será explorado em regime de concessão. A empresa vencedora da licitação da primeira linha vai pagar os veículos e poderá explorar as bilheterias por até 15 anos.

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